Espaçonave

Planeta Mercúrio pode ter chuva de meteoros periódica

Do NE10
Do NE10
Publicado em 16/12/2014 às 12:39
Leitura:

Chuva de meteoros acontece quando planeta passa por detritos derramados por meteoros ou asteroides / Foto: Nasa/Divulgação

Chuva de meteoros acontece quando planeta passa por detritos derramados por meteoros ou asteroides Foto: Nasa/Divulgação

A espaçonave Messenger, da Nasa, pode ter descoberto o "chuveiro de Mercúrio", que seriam chuvas periódicas de meteoros que acontecem no planeta, o mais próximo do sol.

A chuva de meteoros acontece quando o planeta passa por uma faixa de detritos que foram "derramados" por um cometa ou asteroide. 

A radiação do sol empurra para longe de si os menores pedaços de poeira, pedra e gelo, criando a cauda luminosa do planeta. Já os pedaços maiores formam um campo de meteoritos pequenos ao longo da órbita do cometa.

A hipótese da Nasa é de que Mercúrio é um "coletor de poeira gigante". O cometa Encke, que deixou vários campos de detritos no interior do sistema solar, pode ser o responsável pela chuva de meteoritos em Mercúrio. 

Ainda segundo estudo da Nasa, o planeta está cercado de poeira interplanetária, e passa por outras tempestades de poeira, que podem ser do Encke.

A descoberta foi celebrada por cientistas, já que a atmosfera de Mercúrio é "relativamente inexplorada".

Mais lidas