Tragédias

Confira os desastres aéreos que abalaram o Brasil e o mundo

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 19/01/2017 às 22:33
Leitura:

O ministro do STF morreu vítima de um acidente aéreo, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira / Foto: Divulgação/ Anjos da Guarda

O ministro do STF morreu vítima de um acidente aéreo, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira Foto: Divulgação/ Anjos da Guarda

Vários desastres aéreos abalaram o Brasil e no mundo nas últimas décadas, vitiminado personalidades da música, futebol e política. A tragédia com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki, na cidade de Paraty, no Litoral Sul do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19), também foi um dos acontecimentos que chocou os brasileiros. Confira abaixo alguns dos acidentes aéreos que mais abalaram o Brasil e o mundo.

Veja reportagem sobre o ministro:

» Acidente aéreo no Brasil

São Paulo, agosto de 2014

Um jato Cessna 560XL com o candidato à presidência Eduardo Campos cai numa zona residencial de Santos, litoral de São Paulo. Morreram no acidente os sete ocupantes da aeronave, mas não houve vítimas em terra.

São Paulo, julho de 2007

Ao todo, 187 pessoas morreram a bordo de um A320 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em 17 de julho de 2007. No acidente, a aeronave se chocou contra um posto de combustível e em um armazém de propriedade de uma filial da mesma empresa aérea. O mau tempo e o estado da pista contribuíram para que a aeronave saísse do percurso no aeroporto, provocando o acidente de grandes proporções.

Mato Grosso, setembro de 2006

Morreram 154 pessoas, incluindo seis tripulantes, em um acidente com um avião da Gol modelo Boeing 737, no dia 29 de setembro de 2006, perto da cidade de Peixoto Azevendo, em Mato Grosso. A aeronave comercial - que saiu do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, com destino ao Rio de Janeiro - se chocou com um avião privado, que tinha como destino a Flória, porém conseguiu fazer um pouso de emergência.

São Paulo, março de 1996

No dia 2 de março de 1996 os brasileiros foram pegos de surpresa com o acidente aéreo que vitimou os integrantes da banda Mamonas Assassinas, na Serra da Cantareira, em São Paulo. A aeronave, que saiu de Brasília com destino a Guarulhos, sofreu acidente matando Dinho, Bento, Sérgio, Samuel e Júlio - depois de um sucesso meteórico.

» Acidente de avião no mundo

Colômbia, novembro de 2016

A queda no avião na Colômbia  matou 71 pessoas da delegação do time da Chapecoense, jornalistas e convidados. Os relatos dos que testemunharam os problemas na aeronave servem ajudam a chegar ao que do que ocorreu durante o voo. Gustavo Vargas, diretor da empresa aérea LaMia, que transportava a delegação da Chapecoense de Santa Cruz de La Sierra para Medellín, admitiu que o plano inicial era que o avião parasse para fazer um reabastecimento. A falta de combustível foi o que motivou o acidente.

Indonésia, 30 de junho de 2015

Um avião militar indonésio, um Hércules C-130, cai logo após decolar em uma área residencial de Medan, na ilha de Sumatra, matando seus 122 ocupantes e vinte pessoas em terra. Vários edifícios foram destruídos.

Congo, 30 de novembro de 2012

Um Ilyushin T76, pertencente à companhia aérea armênia Rij Airways, cai em um bairro próximo ao  aeroporto Maya-Maya em Brazzaville, matando 32 pessoas, incluindo 25 moradores.

O avião, surpreendido por uma tempestade pouco antes do pouso, atingiu várias casas e caiu em um barranco antes de pegar fogo. O acidente ocorreu a cerca de 400 metros da pista.

Nigéria, 3 de junho de 2012

Um McDonnell Douglas MD-83 da companhia aérea Dana, com 153 pessoas a bordo, choca-se contra um imóvel de dois andares em um bairro popular de Lagos antes de pegar fogo, perto do aeroporto internacional da capital econômica: 159 mortos, incluindo seis pessoas em terra. O acidente foi devido a uma pane nos motores.

Congo, 21 de março de 2011

Ao menos 23 mortos, incluindo 14 em terra, na queda de um avião de carga  Antonov-12 da companhia congolesa Trans Air Congo (TAC) em um bairro residencial de Pointe-Noire, a capital econômica ao sul do país. O avião, que fazia o trajeto entre  Brazzaville e Pointe-Noire, caiu no bairro de Mvou-Mvou, quando se preparava para entrar na fase de pouso.

México, 4 de novembro de 2008

Um avião do governo com o ministro do Interior, Juan Camilo Mourino, a bordo, cai perto do centro do México, onde iria aterrissar: 16 mortos, os nove ocupantes da aeronave e sete vítimas em terra.

República Democrática do Congo, 4 de outubro de 2007

Cerca de 50 mortos, incluindo 27 em terra, quando um Antonov 26, da companhia aérea privada congolesa El Sam Airlift, cai em um bairro popular do leste de Kinshasa, pouco após sua decolagem. O aparelho atingiu várias casas antes de pegar fogo.

Mais lidas