Funcionários

Banco do Brasil prepara novo plano de demissão voluntária

Emilayne Mayara dos Santos
Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 14/10/2016 às 9:18
Leitura:

Programa do Banco do Brasil deve atrair até 10 mil funcionários / Foto: EBC

Programa do Banco do Brasil deve atrair até 10 mil funcionários Foto: EBC

Um novo plano de demissão voluntária deve ser lançado em breve pelo Banco do Brasil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a expectativa inicial é atrair até 10 mil empregados, mas as bases do programa ainda não foram fechadas. O Banco do Brasil não lançou nenhuma declaração oficial sobre o assunto.

O plano deve trazer um corte de 9% no quadro atual de funcionários do BB. As regras de adesão devem ser divulgadas ainda neste ano ou, no máximo, no início de 2017. O Banco do Brasil conta com mais de 109 mil empregados e um grupo de quase 5 mil estagiários.

Incentivo à aposentadoria

O quadro de funcionários do Banco do Brasil é considerado cheio em relação aos concorrentes Itaú, Bradesco e Santander. Esse número já chegou a ser maior: em 2012, eram mais de 114 mil empregados e 7.600 estagiários. Os executivos do banco tratam o assunto com cautela e reforçam, sob a condição de anonimato, que não se trata de planejar a demissão de funcionários, mas de incentivar a aposentadoria.

Essa tem sido a principal estratégia do banco nos últimos anos para reduzir o número de funcionários. Desde 2007, foram três programas do tipo, batizados de "Plano de Aposentadoria Incentivada". O último deles teve adesão de 4.992 pessoas, em agosto deste ano.

Enquanto não define o novo programa, o Banco do Brasil se concentra em reestruturar sua cúpula. Nesta semana, foram feitas mudanças nas diretorias e a expectativa é que as alterações nas vice-presidências não demorem a vir. O acordo era que a nova composição do banco fosse definida pós o impeachment.

Mais lidas