Brasília

Janot diz que vai criar Procuradoria Anticorrupção se for reconduzido ao cargo

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 03/08/2015 às 18:57
Leitura:

Candidatos a procurador-geral da República participam de debate; eleição será nesta quarta-feira / Foto: Reprodução

Candidatos a procurador-geral da República participam de debate; eleição será nesta quarta-feira Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta segunda-feira que criará a Procuradoria Nacional Anticorrupção caso seja reconduzido ao cargo. Para Janot, a medida é importante para reforçar o combate aos desvios de dinheiro público. O procurador fez o anúncio na abertura do debate entre ele e os outros três candidatos ao cargo de procurador-geral Mario Bonsaglia, Carlos Frederico e Raquel Dodge. O processo de escolha começa com uma eleição interna, onde procuradores vão integrar uma lista tríplice a ser apresentada a presidente Dilma Rousseff.

"Vamos intensificar o combate a corrupção estruturando o MP para seu poder investigatório. Investiremos ainda mais em tecnologia. Criaremos a Procuradoria Nacional Anticorrupção", afirmou Janot.

Raquel Dodge também bateu na tecla da corrupção. No discurso de abertura, ela voltou a falar sobre a necessidade de criar um sistema de compliance - boas práticas de governança - dentro do Ministério Público Federal e reforçar a estrutura de atuação dos procuradores com o objetivo de conter desvios na esfera pública.

"O Brasil é um país rico, mas injusto, marcado pela desigualdade e a corrupção de verbas públicas", disse Raquel.

Bonsaglia prometeu ampliar o grau de transparência da atuação do procurador-geral. Uma de suas propostas é divulgar regularmente a agenda de procurador-geral. Carlos Frederico voltou a cobrar transparência e evitar o que ele chama de ações “midiáticas”.

O mandato do procurador-geral acaba dia 17 de setembro. A eleição está marcada para quarta-feira.

Mais lidas