Fiscalização

Mais de 100 guaiamuns são apreendidos na Operação Verão em Tamandaré

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 25/01/2017 às 20:48
Leitura:

Equipe da CPRH resgatou ao menos 28 guaiamuns, além de algumas aves silvestres em Tamandaré / Foto: Débora Crispim/ CPRH

Equipe da CPRH resgatou ao menos 28 guaiamuns, além de algumas aves silvestres em Tamandaré Foto: Débora Crispim/ CPRH

  Cerca de 120 guaiamuns foram resgatados em área de comércio de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, durante a terceira Operação Verão, no último fim de semana. Além dos crustáceos, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) autuou ao menos seis condutores que trafegavam em faixa de praia com motos, quadriciclo e caminhonete.

Após um trabalho de conscientização ambiental junto aos comerciantes locais, a instituição devolveu os crustáceos ao manguezal nas imediações da Praia Boca da Barra. A espécie está na lista das ameaçadas de extinção. Além da CPRH, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Tamandaré, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar e Capitania dos Portos participaram a ação.

Na praia, os agentes ambientais ainda notificaram uma construção irregular onde funcionava um pequeno bar. No local, a equipe de vigilância ambiental encontrou a criação de animais, acúmulo de resíduos sólidos e fossa clandestina. O proprietário terá que retirá-la dentro de uma semana.

São José da Coroa Grande

Outra fiscalização da CPRH apreendeu dois animais silvestres, sendo um sabiá-laranjeira e um papagaio, no município de São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul de Estado. O infrator vai pagar uma multa de R$ 5,5 mil.

Os moradores ainda participaram da iniciativa entregando voluntariamente outros três animais, sendo um galo de campina, um chorão e um golinha aos agentes. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no Recife, e serão posteriormente devolvidos à natureza.

Mais lidas