Punggye-ri

Imagens de satélite mostram preparativos para teste nuclear na Coreia do Norte

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 28/03/2017 às 20:14
Leitura:

Imagens de satélites oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte / Foto: Ilustração/ AFP

Imagens de satélites oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte Foto: Ilustração/ AFP

Imagens de satélites de 25 de março oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte afirmaram, nesta terça-feira (28), os analistas da 38 North, um site de referência sobre o regime de Pyongyang.

As imagens divulgadas e analisadas pelos especialistas do 38 North mostram a presença de veículos e equipes (cabos de comunicação ou bombas de água) na área nuclear de Punggye-ri, no norte do país. Os elementos seriam usados no preparo de um teste nuclear.

"A combinação desses fatores sugere preparativos bem avançados para um teste nuclear", explicou o 38 North, ressaltando a necessidade de manter a prudência antes de declarar a iminência de um teste nuclear.

Na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões antes de observar uma "atividade" em torno de aparatos nucleares na Coreia do Norte.

Cinco testes nucleares

O país já realizou cinco testes nucleares subterrâneos, dois deles em 2016, e tenta ter mísseis intercontinentais capazes de transportar uma arma atômica.

A Coreia do Norte é objeto de sanções internacionais por seus programas nuclear e balístico, e o governo americano não exclui a possibilidade de uma ação militar contra Pyongyang se o regime continuar avançando em seu programa de mísseis nucleares.

Mais lidas