Informe

EUA não acham armas de destruição em massa no Iraque

Ne10
Ne10
Publicado em 02/10/2003 às 18:52
Leitura:

O americano David Kay, chefe do Grupo de Inspeção no Iraque (ISG) declarou nesta quinta-feira que não foi encontrado nenhum tipo de arma de destruição em massa no país.

Kay disse a jornalistas, depois de apresentar um informe ao Congresso americano, que a sua equipe ainda tem muito trabalho pela frente. O inspetor chefia um grupo de técnicos enviado ao Iraque depois da derrota do presidente iraquiano Saddam Hussein, em abril.

Kay acrescentou que os investigadores encontraram apenas iniciativas "em um nível muito rudimentar" de que o governo de Saddam Hussein estaria se esforçando para reativar um programa de armas nucleares.

"Claramente não aparenta ser o reaparecimento de um programa [de armas de destruição em massa]", afirmou.

Kay disse que sua equipe, porém, encontrou "dúzias de atividades relacionadas a programas de armas de destruição em massa e quantidades significativas de equipamentos que o Iraque escondeu da ONU durante inspeções iniciadas em 2002".

"Ainda não encontramos estoques de armas", disse Kay ao Congresso, de acordo com uma versão de suas observações divulgada pela CIA (agência de inteligência americana) após a reunião com os deputados e senadores.

"Mas ainda não estamos em um ponto em que podemos dizer definitivamente se esses estoques de armas não existem, ou se existiram antes da guerra e nossa tarefa é descobrir para onde foram", afirmou.

A suposta presença de armas de destruição em massa no Iraque foi a principal justificativa para a coalizão liderada pelos EUA invadir o país, no dia 20 de março. Os governos dos Estados Unidos e do reino unido têm enfrentado muitas críticas com relação ao tema, tanto internas quanto da comunidade internacional.

Fonte: Folha OnLine

 

Mais lidas