Epidemia

No RN casos do Aids crescem 14% e ficam acima da média nacional

NE10
NE10
Publicado em 29/11/2012 às 12:13
Leitura:

Faltando pouco tempo para o Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado no próximo dia 01 de dezembro, dados do  Boletim Epidemiológico 2012, divulgados nesta quarta-feira (28), pela secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte apontaram que os casos de Aids cresceram em média 14% ao ano no Estado. O percentual está bem acima da taxa nacional, que foi de 3,7% entre os anos de 2010 e 2011.

De 2000 a 2011 foram diagnosticados 3.122 casos da doença em adultos, os homens continuam liderando as estatísticas com 67% dos casos, já as mulheres aparecem com 33%. Os números revelam uma razão média de dois casos em homens para um em mulheres. No mesmo período, 826 pessoas morreram por causa da Aids no Estado, sendo 69% homens e 31% mulheres.
 
Na distribuição por faixa etária, os dados revelam que no RN os adultos com idades de 25 a 49 anos lideram com 74% dos casos de Aids  e os jovens de 13 a 24 anos correspondem a 9%. No Brasil, a concentração na faixa etária de 40 a 49 anos  é de 24,8%.

Em crianças, assim consideradas com faixa de 0 a 12 anos, foram registados 76 casos no RN. A transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o bebê é a categoria de exposição predominante, com percentuais em torno de 80%. O número está em concordância com a tendência nacional, cujo índice permanece acima de 80% desde 2006. Destes casos, 68% foram diagnosticados em menores de 5 anos. Em 2011, a taxa no Estado foi de 1,3 , menor que a registrada em 2000 de 1,8. A maior taxa registrada foi em 2010 com 3,0, sendo ainda menor que a média nacional em 2010, que foi de 3,5.

LUTA CONTRA A AIDS - De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Sônia Cristina Lins, o aumento no número de casos é um reflexo da ampliação do sistema de atendimento descentralizado no combate e prevenção da doença, devido ao aumento no número de pessoas quem vem fazendo o exame de sorologia.

“Antes nós tínhamos apenas um serviço de atenção a Aids no RN, hoje já são dez. A medida que aumentamos o atendimento, os casos começam a aparecer”, explica. Questionada sobre o maior número de casos da doença no sexo masculino, ela destaca que isso se deve ao fato da cultura cultivada pelo homem de procurar menos os serviços de saúde para prevenção, inclusive de outras doenças, e também por esta parcela normalmente ter um maior número de parceiros sexuais.

Ainda segundo Sônia Cristina, o Governo vem investindo nessa descentralização da assistência, mas, “infelizmente a Aids é uma epidemia crescente, e uma doença ainda estigmatizada na sociedade”. Muitas pessoas tem medo de fazer o teste, devido às consequências que ser portador do vírus HIV lhes traz. Isso ocorre muitas vezes pela falta de informação da população e pelo preconceito.

A coordenadora do Programa Estadual DST/Aids ressalta também, que a maior dificuldade na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis está na conscientização das pessoas. “É um desafio pra nós, pois a consciência da prevenção é uma decisão própria, que não se pode interferir. É uma mudança de atitude que cada um deve fazer em sua vida. Nosso papel é fazer um trabalho contínuo de orientação e proteção”, enfatiza.

O Boletim Epidemiológico 2012,  traz a análise epidemiológica relativa aos casos de Hepatites Virais, Aids em Adultos e Crianças, Gestantes infectadas pelo HIV e Crianças Expostas, Sífilis na Gestação e Sífilis Congênita até dezembro de 2011. As informações são importantes para a criação de respostas efetivas à epidemia, contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS- Para comemorar a data, a Sesap  realiza uma série de ações comemorativas como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de  incentivar todos os municípios do Estado à oferecer  o teste rápido para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Em 2012, o tema da campanha é "Não fique na dúvida, fique sabendo" e objetiva incentivar o diagnóstico precoce da doença.

PROGRAMAÇÃO

30 de Novembro- Mãe Luíza/Natal
II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza

01 de Dezembro- Mossoró – 07h30
1º Marcha de Luta Contra Aids, Sífilis E Hepatites Virais.
Pela Vida e Contra o Preconceito!

01 a 05 de Dezembro- 8h30 às 16h
10º Seminário Evangélico de Enfrentamento do HIV/Aids
Igreja Luterana, Av. dos Xavantes, 1993. Cidade Satélite III- Natal/RN

05 de Dezembro- 8h ás 17h (auditório do SESC- Centro)
Seminário Promoção da Saúde e Prevenção Posithiva. A AIDS não se vê: a importância dos meios de comunicação para um novo olhar sobre a temática.

06 a 09 de dezembro- 16h às 22h
Fique Sabendo no Carnatal 2012
Av. Miguel Castro, 1284, em Lagoa Nova
(percurso do Carnatal)

Mais lidas