Mobilidade

Veja quais são os cuidados necessários para se ter em período de chuvas

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 30/05/2015 às 11:37
Leitura:

Sempre evite áreas alagadas, as poças podem esconder crateras / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Sempre evite áreas alagadas, as poças podem esconder crateras Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Período de chuvas é momento de cuidado e alerta. A mobilidade para motoristas, pedestres e ciclistas fica comprometida - por isso, atenção redobrada. O JC Trânsito listou dicas e cuidados necessários para se ter nos dias em que as cidades ficam debaixo d'água.

MOTORISTA - O motorista deve ficar atento à pista escorregadia e sempre revisar os freios. Se uma roda estiver freando mais que outra, o risco do carro rodar é grande. Precisa-se checar os limpadores de para-brisas, que ficam ressecados e perdem a aderência para limpar o vidro, prejudicando a visibilidade. O veículo deve manter uma distância de pelo menos 10 metros do carro da frente, para, caso aconteça algum incidente, dar tempo de desviar. Quando for passar por área de alagamentos, prossiga lentamente, pois a água pode afetar o sistema elétrico do veículo. O motorista é proibido por lei de usar o automóvel para arremessar água ou detritos nos pedestres, podendo receber infração média: multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Aos primeiros sinais de alagamento procure estacionar o carro em áreas elevadas e aguarde o nível da água abaixar. As poças podem esconder crateras. Se não for possível mantenha a aceleração contínua em primeira marcha, pois em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga do carro.

É bom o motorista ouvir a rádio local e procurar informações sobre as áreas alagadas. Se você estiver no carro com alguém, peça para o passageiro também olhar o Twitter e o Facebook do JC Trânsito, que comunica em tempo real a situação das vias.

Motorista é proibido por lei de usar o veículo para arremessar água nos pedestres

Motorista é proibido por lei de usar o veículo para arremessar água nos pedestresIlustração: Guilherme Castro/NE10

PEDESTRE - O pedestre deve prestar atenção onde pisa; alagamentos podem esconder bueiros abertos e buracos. Procure um caminho rotineiro e onde o solo esteja visível. Também é aconselhável usar sapatos adequados. Evite sandálias de borracha, que não têm muita aderência ao solo - ao pular para evitar poças, o risco de escorregar aumenta. Tenha cuidado com árvores velhas quando for se proteger da chuva - elas apresentam muita folhagem e grandes envergaduras. Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu. Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes.

CICLISTA - Olhe se as correntes da bicicleta não estão enferrujadas. Verifique o estado dos pneus, eles não podem perder a aderência ao solo.

Mais lidas