Piso Salarial

Professores protestam no Centro do Recife

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 31/03/2015 às 17:10
Leitura:

Grupo reclama do reajuste de lei / Foto: @holder_309/Twitter

Grupo reclama do reajuste de lei Foto: @holder_309/Twitter

Um grupo de professores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) esteve reunido em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde aconteceu, na tarde desta sexta (31), a votação do Projeto de Lei do Piso Salarial para a categoria. O ato causou congestionamento na Rua da Aurora e o trânsito ficou complicado até a Avenida Conde da Boa Vista, na área central do Recife. A manifestação terminou por volta das 18h25.

Os manifestantes reclamam do projeto de lei que reajusta em 13,01% apenas o salário dos professores com magistério e 0,89% para quem tem nível superior e trabalha há menos de dez anos na rede. Os docentes reivindicam que o aumento salarial seja extendido para toda a categoria.

Os professores alegam que o PL atual achata o Plano de Cargos e Carreira da categoria e deixa de fora do reajuste salarial. A categoria afirmam ainda que a medida descumpre a Lei do Piso Nacional, que prevê diferentes valores e reajuste entre as categorias.

RESULTADO - O projeto com a proposta do governo do Estado, que faz adequação do salário de quatro mil professores ao piso nacional, foi aprovado por 27 votos favoráveis e 11 contra na primeira discussão no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça (31). A proposta, que passou na Comissão de Educação nessa segunda com voto do governo, fixa o piso em R$ 1.917. Os professores irão paralisar nesta na quata-feira (8) e na quinta-feira (9).

Mais lidas