Segurança

Motoristas são alvos de assaltos por falsos pipoqueiros na Agamenon Magalhães

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 10/11/2014 às 20:11
Leitura:

Avenida Agamenon Magalhães é a que tem o maior volume médio de área no Recife / Foto: Sergio Bernardo / JC Imagem

Avenida Agamenon Magalhães é a que tem o maior volume médio de área no Recife Foto: Sergio Bernardo / JC Imagem

Motoristas têm sido alvo de assaltos por falsos pipoqueiros na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife. As principais vítimas dos ladrões são mulheres. Relatos de crimes com menores de idade disfarçados de pipoqueiros para abordar as vítimas já duram meses, segundo o histórico de depoimentos de quem já viveu a situação. 

A estudante de jornalismo Priscila Garcia Ruzzante Marins foi assaltada na via, principal corredor viário do Recife. Ela passa pela área frequentemente para ir à universidade."Estava parada, presa no trânsito, e um menino chegou pedindo a minha bolsa. Como não estava com ela (tinha apenas uma pasta com trabalhos, carteira e celular embaixo do banco), ele fez sinal para outro que estava com duas pipocas. Rapidamente mais dois surgiram atrás para me intimidar para que eu desse a bolsa que não tinha. Balançaram muito o carro e riscaram com algo que eu não percebi na hora. Só consegui sair porque o carro da frente andou e o do lado me deu espaço", relatou a estudante. 

Cerca de 89 mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos da via

Cerca de 89 mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos da viaFoto: Diego Nigro / JC Imagem

De acordo com informações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), são 520 câmeras do órgão em todo o Recife. A assessoria informou que não pode ser divulgado o número exato dos equipamentos na avenida, pois faz parte da estratégia da polícia. 

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Avenida Agamenon Magalhães é a que tem o maior volume médio de área no Recife. Cerca de 89 mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos da via.

Pelo aplicativo ComuniQ, Andrea Vieira relatou que é constante assaltos na localidade. Os assaltantes costumam abordar os motoristas próximo aos semáforos. "Murros nos vidros dos carros já virou moda, principalmente à noite com inúmeros ambulantes disfarçados ", informou a internauta.

A Polícia Militar informou por meio de nota que foram registradas quatro ocorrências de assalto em outubro, sendo três delas finalizadas com prisão em flagrante por assalto. Pelos registros do 13ºBPM, as ações ocorreram na Ilha do Leite, área central do Recife, com um menor infrator, sendo este conduzido à Gerência de Polícia Criança e do Adolescente (GPCA). 

Ainda segundo a PM, a Avenida Agamenon Magalhães tem monitoramento 24 horas, com viaturas da Patrulha dos Bairros, guarnições táticas, motocicletas e equipes em plataformas ao longo da avenida.

Confira dicas do assessor de comunicação da PM, Capitão Júlio Aragão, para evitar assaltos em vias muito movimentadas:

- Não utilizar aparelhos eletrônicos evitando distrações no trânsito

- Evitar expor objetos de valor deixando-o no banco de passageiro

- Evitar comprar produtos dos ambulantes

- Pela noite reduzir a velocidade nas imediações dos semáforos, para evitar estacionar e ficar muito tempo exposto

- Evitar passar pelo canteiro esquerdo, onde fica o motorista

 

Mais lidas