Ginástica

Lais Souza será levada nesta quarta a hospital de Miami

NE10
NE10
Publicado em 05/02/2014 às 18:40
Leitura:

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nota oficial para confirmar que a atleta Lais Souza será transferida nesta quarta-feira para o Hospital da Universidade de Miami, onde dará continuidade ao processo de recuperação da grave lesão sofrida na coluna cervical quando treinava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, cuja cerimônia de abertura será nesta sexta.

Lais, que competiria no esqui aéreo na Rússia, está internada desde o último dia 27 de janeiro no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde foi submetida a uma cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna, após se acidentar quando esquiava em Park City.

O COB informou que a decisão de transferir Lais para Miami foi tomada pela equipe médica, formada por brasileiros e norte-americanos, que acompanha a atleta desde o pós-operatório. "O Hospital da Universidade de Miami possui vasta experiência no tratamento de lesões na coluna cervical e estamos certos de que esse trabalho ajudará muito para a recuperação da Lais. O quadro dela permanece grave, porém estável, e ainda é cedo para definir um diagnóstico de seu futuro. O importante é que ela continuará recebendo toda a atenção e o que há de mais avançado em termos de tratamento para esse tipo de lesão", disse o médico do COB, Antonio Marttos Jr., que trabalha no Hospital em Miami e acompanha o quadro clínico da atleta desde o dia seguinte ao acidente.

O COB enfatizou que Laís seguirá para Miami em um avião equipado com UTI móvel, no qual estará acompanhada por Marttos Jr. e pela fisioterapeuta Denise Lessio. Já a mãe de Lais, Odete Vieira da Silva Souza, e a gerente de planejamento esportivo do COB, Adriana Behar, seguirão rumo à cidade da Flórida em um voo comercial.

Ao falar sobre o processo de recuperação de Lais, Marttos Jr. voltou a dizer que o processo será lento, sendo que a expectativa é a de que a atleta siga internada no Hospital da Universidade de Miami pelos próximos 60 dias. "Gostaríamos de agradecer a todos os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e funcionários do Hospital da Universidade de Utah pelo excelente atendimento prestado à Lais. Em Miami, ela será acompanhada por equipes altamente especializadas no tratamento a este tipo de lesão. Lais está forte e pronta para esta nova etapa em seu processo de recuperação", explicou o médico do COB.

Mais lidas