Ceará

Fortaleza recebe Copa América de Showbol

NE10
NE10
Publicado em 16/11/2011 às 19:58
Leitura:

Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai. O Duelo entre os quatro times vai movimentar a capital cearense desta quinta-feira (17) a domingo (20), quando a cidade recebe a Copa América de Showbol no ginásio Paulo Sarasate. Os jogos são promovidos pela Federeção Cearense de Showbol com apoio da Secretaria de Esporte de Fortaleza e o Banco do Nordeste.

A disputa será em torneio único, onde todos os times jogam entre si. Na seleção brasileira, figuram nomes conhecidos como Juninho Paulista e os tetracampeões Viola e Paulo Sérgio. Quanto os nomes internacionais, são prováveis as presenças dos colombianos Rincón e Valderrama e do argentino Goycochea.

Na quinta-feira (17), o pontapé inicial será às 17h entre Argentina e Colombia. Na sequência, jogam Brasil e Uruguai. Já no sábado (19), às 10h30, é a vez da Argentina enfrentar o Uruguai e o Brasil pegar a Colômbia. No último dia de jogos, ocorre o clássico Brasil e Argentina (11h30) e a Colômbia enfrenta o Uruguai (10h30).

SHOWBOL - O jogo foi criado em 1969 pelo ex-jogador húngaro Joe Martin. No Brasil, o jogo chegou pelos pés de Francisco Monteiro, o Todé, jogador de alguns clubes cariocas, que conheceu Martin no Canadá e trouxe a novidade em 1972, quando foi realizada a primeira partida do esporte, no Maracanãzinho.

Hoje, no Brasil, o esporte tem campeonatos brasileiro, carioca, paulista, torneio Rio-São Paulo e entre seleções, além das partidas internacionais no mundialito e Copa América.

REGRAS - O campo de grama sintética deve ter comprimento mínimo de 42m e largura máxima de 24m. Cada time tem seis jogadores, sendo cinco na linha e um goleiro. As substituições são ilimitadas e podem acontecer a qualquer momento do jogo, sem consulta ao árbrito. A partida tem dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos.

Quanto aos cartões, sai o velho conhecido amarelo para dar lugar ao cartão azul que é mostrado ao jogador que cometer uma falta grave, dando dois minutos de suspensão do jogo. Já o cartão vermelho tem a mesma finalidade do futebol comum, que é o de expulsão do jogador.

Mais lidas