História

Obra que conta a saga de Fernand Jouteux ganha noite de lançamento no Recife

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 26/11/2015 às 18:35
Leitura:

O livro que conta a história do maestro Fernand Jouteux, vai ser lançado nesta sexta (27), no Instituto do Ministério Público / Foto: divulgação

O livro que conta a história do maestro Fernand Jouteux, vai ser lançado nesta sexta (27), no Instituto do Ministério Público Foto: divulgação

Um maestro que transitou entre a França - seu país de origem - e a cidade de Garanhuns, Agreste do Estado e que teve a consumação do seu desejo de escrever uma ópera inspirada nos Sertões, de Euclides da Cunha, em Minas Gerais. Com a ressalva de que as inspirações vieram do período em que Fernand Jouteux se tornou um Pernambucano de fato e um Garanhuense de coração.

A saga do maestro francês é contada em pouco mais de trinta capítulos de um livro com título homônimo, complementado pelo subtítulo ‘O Maestro de Chapéu de Couro’, de autoria do advogado e escritor Ígor Cardoso de Garanhuns. A obra ganha lançamento nesta sexta (27), às 18h, no Instituto do Ministério Público de Pernambuco (IMPPE). 

Ígor Cardoso autografando a obra de sua autoria, no IMPPE

Ígor Cardoso autografando a obra de sua autoria, no IMPPEFoto: divulgação

“Assim como ele, consolidei o livro depois de uma visita a Tiradentes (MG). Por lá encontrei uma grande parte do acervo do maestro guardado e, digamos, à espera de ser ‘despertado’. Agora é a vez de dar conhecimento ao público de sua importância para a história da música e da cidade que ele abraçou”, comentou Ígor.

Desde transcrições originais de cartas trocadas com o importante escritor e jornalista francês Georges Bernanos até a sua relação musical com o Recife e todos os percalços enfrentados pela falta de apoio,na época, com nomes como Waldemar de Oliveira e Mário Melo, são sensivelmente narrados nas paginas do livro.

Com prefácio de Dominique Dreyfus (Universidade Sorbonne) e apresentação de Marcílio Reinaux, além do respaldo de ‘orelha’ de Luzinette Laporte, também escritora, Fernand Jouteux - O Maestro de Chapéu de Couro resgata, com maestria, a musicalidade aliada à história de Pernambuco e de Garanhuns, em uma biografia que não deixa brechas e vai se perpetuar nas estantes da história nacional, graças à ousadia de um jovem apaixonado pelas memórias de seu município.

 


Mais lidas