carnes frescais

A delicadeza e o sabor particular das linguiças artesanais Van Peeters

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 19/11/2015 às 9:00
Leitura:

Sem corante, aroma artificial, emulsificantes nem gordura trans, as linguiças de carne suína Van Peeters agradam o paladar pela sutileza do sabor / Foto: Divulgação

Sem corante, aroma artificial, emulsificantes nem gordura trans, as linguiças de carne suína Van Peeters agradam o paladar pela sutileza do sabor Foto: Divulgação

A tradição brasileira manda que elas estejam presentes na feijoada, nos churrascos e, vez ou outra, na composição de sanduíches. É difícil que as linguiças componham o cardápio de pratos principais e até mesmo das entradinhas. Mas, bem, esqueça as toscanas de frango do churrasco de domingo e prepare o raio gourmetizador. Quem anda tomando a cena são as linguiças frescas e artesanais, uma versão muito mais delicada, suculenta e, acredite, saudável desses embutidos.

Foi pensando na proposta de um produto diferenciado que o charcutier belga Benoit Peeters e sócios decidiram investir na produção das linguiças artesanais no Estado. Nasceu então a Charcutaria Van Peeters, já em pleno funcionamento no município de Chã de Alegria, na Zona da Mata de Pernambuco.  Estranha a palavra 'charcutaria', não é? O termo vem do francês charcuterie, que oriunda de carne (chair) e cozido (cuit). O processo trata das mais diversas maneiras de conservação e preparo da carne. No Brasil, o termo não é comum e a prática menos ainda. 

São 10 sabores divididos em dois tipos: linha aperitivo e linha grill

São 10 sabores divididos em dois tipos: linha aperitivo e linha grillFoto: Divulgação

Sem corante, aroma artificial, emulsificantes nem gordura trans, as linguiças de carne suína Van Peeters chamam a atenção - e mais ainda o paladar - pela sutileza do sabor. "A ideia é propor produtos de qualidade, tendo cuidado com a saúde, sabor e proveniência dos animais e insumos. Vamos na contramão dessa tendência fast food", comenta Benoit. Neste primeiro momento, são dois tipos: as linguiças frescais linha grill (as servidas em forma de espiral), nos sabores tradicional, picante, alho, ervas finas, tomate seco e provolone. Já a linha aperitivo oferece os seguintes sabores: três queijos, flaminga (versão mais leve da linguiça de alho), pimenta fresca, mix aperitivo (embalagem com três linguiças de cada sabor) e maçã. Sim, maçã. Houve até um preconceito, mas é difícil não se render à suculência dessa preparação. Também não é para menos. Só para chegar na versão atual foram oito testes de sabor. Fica a dica.

Quem gosta de queijo vai se apaixonar pelos sabores de três queijos - cremosidade da mussarela, sabor do parmesão e nota dominante do gorgonzola - e provolone. A sugestão é harmonizar com um bom vinho tinto. Outra opção saborosa é a de tomate fresco, que prende pela sutileza. Menos é mais. Já que delicadeza é a palavra, vale também um minuto para a versão de pimenta fresca, que preza pelo toque suave do ingrediente principal. "O objetivo não é fazer uma linguiça picante nem enfatizar o ardor", explica o charcutier. Para quem prefere as menos, digamos assim, exóticas,os sabores tradicional, alho, flaminga e ervas finas atendem bem às expectativas.

A especialidade da Van Peeters não deve parar nas linguiças artesanais. Além dos dez sabores atuais, Benoit pretende lançar mais de 30 novas receitas de linguiças, incluindo uma, por exemplo, de frutos do mar, a charcutaria ampliará a produção artesanal em 2016 para produtos como boudin, patês, terrine, salame, hure, rillete e cortes curados.

As linguiças harmonizam perfeitamente com um bom vinho tinto ou uma cerveja artesanal

As linguiças harmonizam perfeitamente com um bom vinho tinto ou uma cerveja artesanalFoto: Divulgação

Por enquanto, nós só podemos encontrar as linguiças Van Peeter em alguns poucos restaurantes e bares da capital pernambucana, além de algumas distribuidoras (nestas, os preços, para um pacote de 250g a 300g, variam de R$ 20 a R$ 30 em média). A ideia da fábrica, com a crescente demanda e produção, é ampliar a distribuição para outros pontos, como delicatessens, boutiques e demais restaurantes e bares interessados. 

A aceitação é tanta que, segundo o comercial da empresa, o aperitivo já é um das entradas mais pedidas no Downtown Pier, bar no Recife Antigo, área central da capital pernambucana. E mais: já virou até ingrediente principal em pratos de alguns dos mais frequentados restaurantes da cidade. O segredo? "É fazer produtos com paixão e amor, como eu faço para minha família", acredita o charcutier, que morou por alguns anos em Pernambuco e deixou todos amigos e familiares encantados com o gosto inconfundível das linguiças artesanais preparadas em casa.

Onde encontrar:

Restaurantes e bares: Downtown Pier, Grupo Ilha, Guaiamum Gigante, Prouvot Bistrô e Cozinha, Fabrique Pastifício, Canela Gastrôbar, Tapa de Quadril, Auto Bar, Armazém 156, Mondigliane.

Lojas: Don Gennaro, CIFRIO, DOC Distribuidora e Fabrique Pastifício.

Mais lidas