Animal

Dia dos Animais: descubra os cuidados que devemos ter com os filhotes

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 04/10/2016 às 8:52
Leitura:

Para que os filhotes cresçam com saúde e se desenvolvam, os donos precisam estar atentos / Foto: Divulgação /  Jolitex Ternille

Para que os filhotes cresçam com saúde e se desenvolvam, os donos precisam estar atentos Foto: Divulgação / Jolitex Ternille

Vacinas, alimentação balanceada e cuidados com a higiene. Além de oferecer carinho, é preciso muita atenção na hora de cuidar de filhotes de cães e gatos, para que eles cresçam com saúde e se desenvolvam bem, como lembra a analista técnica da Vetnil, Amanda Carvalho.

Entre as práticas essenciais está uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, bem como água limpa e fresca à disposição do animal. Para prevenir uma série de doenças, a escovação periódica dos dentes e pelos é fundamental. Conforme a especialista, os donos devem estar atentos à presença de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, olhando, especialmente, as patas e orelhas. Amanda Carvalho explica ainda que o esquema de vermifugação completo deve começar desde filhote, para que o animal fique protegido contra infestações parasitárias internas.

Divulgação /  Jolitex Ternille
O Dia Mundial dos Animais é celebrado nesta terça-feira (4) - Divulgação / Jolitex Ternille
Divulgação /  Jolitex Ternille
Para celebrar a data, a indústria têxtil Jolitex Ternille preparou este ensaio fotográfico - Divulgação / Jolitex Ternille
Divulgação /  Jolitex Ternille
Cuidado essencial com cães e gatos foram registrados - Divulgação / Jolitex Ternille
Divulgação /  Jolitex Ternille
Os bichinhos estão aproveitando a hora de descanso - Divulgação / Jolitex Ternille
Divulgação /  Jolitex Ternille
Os animais foram fotografados em mantas multiuso e itens da linha HomePet - Divulgação / Jolitex Ternille

“A escolha de um bom médico veterinário também é muito importante. É ele quem vai dar as orientações sobre a melhor forma de cuidar do animalzinho, incluindo o bem-estar e a manutenção da saúde”, explica a analista técnica. O veterinário responsável pelo animal definirá o melhor protocolo de vacinação. Mas, vale lembrar, que o filhote receberá, no mínimo, três doses da vacina polivalente e uma dose da vacina antirrábica nos primeiros 4 meses de vida. Segundo a especialista, é isso que protegerá o bichinho de doenças infectocontagiosas, inclusive a raiva.

Foto: Divulgação / Jolitex Ternille

No caso da adoção de filhotes órfãos, falta do colostro da mãe faz com que os donos precisem tomar cuidados redobrados, lembrando de manter a temperatura corpórea do bichinho e cuidar de higienização e nutrição. “Como nem sempre é fácil encontrar uma substituta, na maioria das vezes o proprietário é quem passará a exercer algumas funções que deveriam ser de responsabilidade da mãe”, explica Amanda. Segundo a profissional, é importante tentar encontrar uma mãe substituta que forneça colostro, secreção da glândula mamária rica em anticorpos e indispensável nos primeiros dias de vida. Caso isso não seja possível, o filhote deve ser levado a um veterinário.

Após a administração de colostro, a recomendação é que o filhote tenha acesso a leite formulado especificamente para cães e/ou gatos. A especialista explica ainda que o uso de leite de vaca não é indicado, pois, além de não atender às necessidades nutricionais dos bichinhos, contém lactose em concentrações consideradas elevadas para cães e gatos, o que pode ocasionar diarreias graves, de difícil reversão.

Mais lidas