Dia do Sexo

Sexo pode se tornar uma doença. Lembre os famosos considerados viciados

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 05/09/2016 às 20:01
Leitura:

Michael Douglas foi a primeira celebridade a admitir o vício em sexo / Foto: Divulgação.

Michael Douglas foi a primeira celebridade a admitir o vício em sexo Foto: Divulgação.

O dia é dele, do sexo, mas para ele também vale aquele alerta das nossas avós - 'demais, vicia'. Pois o prazer carnal pode viciar e virar doença. E, caso alguém ainda possa achar isso engraçado, é uma doença séria, limitante e que pode prejudicar bastante as relações sociais de alguém. É considerada tão séria que a Organização Mundial de Saúde já a classifica como doença.

E ela não escolhe CPF. Gente rica e famosa como os atores Jack Nicholson, Michael Douglas e o jogador de golfe Tiger Woods são alguns exemplos de que a compulsão em manter relações chega a um nível incontrolável. A patologia é conhecida por Desejo Sexual Hiperativo (DSH), também chamada de Ninfomania nas mulheres e Satiríase nos homens. Como as pesquisas a respeito do tema ainda são muito recentes - começaram na década de 1990 -, não há uma conta certa de quanto ela atinge da população mundial, mas os estudiosos calculam entre 3 e 6%, com a balança pendendo mais para o lado masculino.

Além da vergonha em admitir um problema que vai tão fundo na intimidade, o DSH tem outro grande problema de diagnóstico porque só muito tarde algumas pessoas se sentem incomodadas. Um dos indicativos é a dificuldade em manter as relações sociais, já que tudo na vida do paciente gira em torno de satisfazer seus desejos, transformando-o em escravo dos próprios impulsos. Os médicos identificam os mesmos problemas dos viciados em drogas, medicamentos ou álcool.

Confira a história de alguns viciados:

Michael Douglas

Foi a primeira celebridade a admitir o problema. Isso depois que sua primeira esposa, Diandra Luker, relatou publicamente que as traições do ator tinham como motivação sua compulsão sexual desenfreada. Após as filmagens de Instinto Selvagem (1992), que estrelou ao lado de Sharon Stone, foi internado numa clínica para tratar do vício. Há três anos descobriu um câncer na garganta, que segundo ele próprio, foi contraído pela prática de sexo oral.

Tiger Woods

Um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos passou seis semanas numa clínica de recuperação para viciados em sexo depois que seu casamento com Elin Nordegren terminou por causa das traições. Ele admtiu o vício em sexo, tratou-se e conseguiu retomar a relação.

Ron Wood

O guitarrista dos Rolling Stones largou a esposa Jo em 2008 por uma garçonete 20 anos mais nova que ele. Pouco depois disso, foi internado numa clínica para tratar não apenas o vício em sexo mas seus outros dois problemas: álcool e drogas.

Amy Winehouse

A cantora britânica, morta em 2011, chegou a admitir o vício em sexo - também era em álcool e drogas, estas últimas que tiraram-lhe a vida. Seu ex-marido Blake Fielder-Civil e dois ex-namorados confirmaram a compulsão da garota. "Nunca era o suficiente", disse Johnny Headlock, um dos ex-amantes.

David Duchovny

O ex-ator da série Arquivo-X é outro da lista dos internados. Em 2008 passou dois meses numa clínica. O vício chegou a tal ponto que, sua mulher na época, Tea Leoni, ameaçou pedir o divórcio por conta das constantes puladas de cerca. Ele chegou a contar, numa entrevista, após a internação, que a mulher havia desmaiado após uma relação entre os dois. Eles terminaram se separando em 2014.

Mais lidas