Multimídia

Museu da Cidade do Recife recebe exposição Capibaribe meu rio

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 20/03/2015 às 14:08
Leitura:

O público terá a oportunidade de apreciar fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais / Foto: Maíra Erlich/ divulgação

O público terá a oportunidade de apreciar fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais Foto: Maíra Erlich/ divulgação

O Rio Capibaribe tem sido pauta de debates políticos, econômicos e ambientais. A partir deste sábado (21), ele também vai engrossar o caldo do debate artístico e cultural. A exposição Capibaribe meu rio, que tem curadoria da arquiteta Betânia Corrêa e do historiador Dirceu Marroquim, será lançada neste sábado, no Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Pontas, Centro do Recife. A visitação é das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

A mostra reúne fotografias, áudios imagens cartográficas e curtas-metragens. O público terá a oportunidade de apreciar imagens do rio desde a década de 1940 até os dias atuais clicadas por Alexandre Berzin, Alexandre Severo, Eduardo Queiroga, Beto Figueiroa e Maíra Erlich, além de áudio de poetas que citam o Capibaribe, como Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Renato Carneiro Campos, Josué de Castro e Cida Pedrosa.

Beto Figueiroa/ divulgação
A mostra fica em cartaz até dezembro de 2015 - Beto Figueiroa/ divulgação
Alexandre Severo/ divulgação
A mostra fica em cartaz até dezembro de 2015 - Alexandre Severo/ divulgação
Beto Figueiroa/ divulgação
A mostra fica em cartaz até dezembro de 2015 - Beto Figueiroa/ divulgação
Maíra Erlich/ divulgação
A mostra fica em cartaz até dezembro de 2015 - Maíra Erlich/ divulgação
Alexandre Berzin/ divulgação
A mostra fica em cartaz até dezembro de 2015 - Alexandre Berzin/ divulgação

Após o passeio pelas vozes e fotos do Capibaribe, o visitante assistirá a curtas sobre o rio, no Cine Canoa. Serão exibidos curtas de Kátia Mesel, Lula Queiroga e João Castelo Branco; a animação de Lúcia Matos com o rio sendo mostrado no século XIX e o vídeo feito pelo remador Rafael Lima. No espaço, será exibido também o vídeo que apresenta o Projeto Parque Capibaribe.

A exposição fica em cartaz até dezembro de 2015. A visitação acontece de terça-feira a sábado, de 9h às 17h.

ESPAÇO EDUCATIVO - Haverá um espaço dedicado aos estudantes com contação da história baseada no cordel Rio das Capivaras, escrito por Mariane Bígio e ilustrado por Emerson Pontes. Das páginas do folheto nasceu dona Capiba, fantoche de uma capivara, criado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo. As escolas interessadas devem fazer agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3355.9558.

Mais lidas