Museu do Recife

Exposição de fotos lembra os 190 anos de assassinato de Frei Caneca

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 12/01/2015 às 18:05
Leitura:

Mostra, promovida pelo Museu da Cidade do Recife em parceria com a Universidade Católica, busca retratar o religioso e os ideais revolucionários defendidos por ele / Foto: Divulgação

Mostra, promovida pelo Museu da Cidade do Recife em parceria com a Universidade Católica, busca retratar o religioso e os ideais revolucionários defendidos por ele Foto: Divulgação

Os 190 anos do arcabuzamento de Frei Caneca, líder revolucionário pernambucano, serão lembrados na exposição de fotografias Um novo olhar sobre Frei Caneca, que estreia nesta terça-feira (13) e permanece até o dia 1º de março. A mostra, promovida pelo Museu da Cidade do Recife em parceria com a Universidade Católica, busca retratar o religioso e os ideais revolucionários defendidos por ele. Ainda em homenagem, a partir das 15h desta terça-feira serão colocadas flores no monumento à Frei Caneca, localizado diante dos muros do Forte das Cinco Pontas, local onde o revolucionário foi assassinado, em 13 de janeiro de 1825.

Para a exposição, as curadoras Betânia Correa, Renata Victor e Germana Soares selecionaram 20 imagens produzidas pelos alunos concluintes do curso de Tecnologia em Fotografia. Os fotógrafos buscaram traduzir as facetas do religioso e o representaram mesmo sem conhecer o rosto do frei, pois não existe nenhuma pintura ou imagem real do seu rosto. Os desenhos criados por Murilo la Greca no centenário da sua morte, em 1924, acabaram se tornando o retrato oficial do frade carmelita.

CURTA-METRAGENS -
Além da exposição em homenagem aos 190 anos da morte de Frei Caneca, serão exibidos ensaios fotográficos e curtas-metragens produzidos para a conclusão de curso dos alunos. Os trabalhos são de tema livre.

Mais lidas