Festival

Racionais MCs colocam mais pólvora no Coquetel Molotov

NE10
NE10
Publicado em 14/10/2011 às 15:41
Leitura:

O hip hop alternativo dos Racionais MCs será o destaque da segunda e última  noite do Festival No Ar Coquetel Molotov, neste sábado (15). Conhecidos pelas músicas que se tranformam em discursos contra a opressão e a miséria, o grupo paulista usa o Coquetel Molotov como arma independente que substitui a gasolina e a pólvora pela arte e cultura como forma de protesto.

Os Racionais MCs, cujo nome foi inspirado no disco Racional, de Tim Maia e Álvaro Carvalho, lançado em 1972, destacam-se pela postura anti-midiática que os conferiu um status de lenda dentro do gênero. Eles não participam de programas de auditório ou de grandes festivais de músicas, e raramente recebem a imprensa, no entanto, já venderam quase 2 milhões de cópias de seus álbuns.

As músicas do grupo - direcionadas por forte consciência política e crítica social - falam de drogas, violência e preconceito racial. O último álbum de estúdio da banda foi 1000 Trutas, 1000 Tretas, de 2006. O maior sucesso foi Sobrevivendo no Inferno, de 1997, que os lançou ao estrelato.

Também sobem ao palco do Teatro da UFPE, Rômulo Fróes (SP), trazendo o álbum recém-lançado Um Labirinto Em Cada Pé; The Sea and Cake (EUA), que faz um indie rock com influência do jazz e apresenta o novo trabalho Moonlight Butterfly; e o pernambucano China, também lançando o novo disco, Moto Contínuo. Os shows começam às 21h e os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na Levi's (Shopping Recife), Café Castigliani (Derby) e Delta Expresso (Recife Antigo).

SALA CINE UFPE - O Coquetel Molotov apresenta novos nomes da cena independente nacional e internacional na Sala de Cine UFPE, com shows gratuitos. De Pernambuco, apresentam-se a banda revelação Rua, carregada de elementos desconstruídos da música brasileira e do rock, e Trio Eterno, projeto especial dos músicos Felipe S. e André Édipo.

O No Ar ainda traz uma das bandas mais comentadas do cenário pop deste ano, o Copacabana Club (PR), chegando pela primeira vez ao Recife. A cantora radicada na França Hindi Zahra fecha a programação da Sala Cine UFPE com uma música influenciada pela cultura africana e do pop mundial.

Mais lidas