Fortaleza

Roberto Cláudio é o novo prefeito de Fortaleza com 53% dos votos

Publicado em 28/10/2012, às 19h22 | Atualizado em 21/07/2014, às 08h15

Leonardo HefferDo NE10/Ceará

Roberto Cláudio (PSB) é o novo prefeito de Fortaleza com 53,02% dos votos válidos. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que finalizou a contagem dos votos pouco antes das 19h09 deste domingo (28). Cláudio vence o adversário, Elmano de Freitas (PT), que teve 46,98%.

Roberto Cláudio teve 650.607 votos contra 576.435 votos de Elmano de Freitas. Foram apurados 1.344.017 votos, sendo considerado válidos 1.227.042 (91,30%). Votaram em branco 33.782 eleitores e votos nulos foram 83.193. Faltaram a votação neste domingo, 268.138 eleitores (16,63% do total). No primeiro turno, Elmano é quem tinha liderado o resultado, com mais de 318 mil votos (25%) contra os pouco mais de 290 mil (23%) de Roberto Cláudio.

A vitória deste domingo garante ao PSB um bloco único de controle do poder, tendo representantes tanto no poder executivo municipal quanto no estadual, com Cid Gomes, que também é presidente da legenda no Ceará.

A estratégia usada para ganhar pelo partido foi o isolamento político. Após o primeiro turno, apenas o Psol, PSDB e o PSTU que tiveram representantes na corrida eleitoral, não deram apoio a Roberto Cláudio. Os outros seis partidos (DEM, PCdoB, PPL, PRTB, PDT - com exceção de Heitor Férrer do PDT) deram apoio ao candidato.

A disputa acirrada tira do poder, a partir de 1º de janeiro de 2013, o Partido dos Trabalhadores, que esteve na Prefeitura de Fortaleza desde 1º de janeiro de 2005, com a atual prefeita Luizianne Lins, que foi reeleita em 2008.

FESTA - Para quem esteve perto do comitê de Roberto Cláudio, no bairro Coco, em Fortaleza, a festa começou antes das 18h, após a divulgação do resultado da pesquisa de boca de urna do Ibope. A pesquisa dava vitória para Roberto Cláudio com 53% contra 47% de Elmano de Freitas.

As ruas no entorno começaram a ficar engarrafadas a partir das 17h30 e o que se ouve na área é o jingle do candidato. Roberto Cláudio marcou uma coletiva para as 19h30, mas com certeza deverá sofrer atraso.

BRIGA - Na disputa eleitoral o PSB, partido do governador do Ceará, Cid Gomes sai vitorioso em cima do partido da atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Há quase oito anos na gestão municipal, Luizianne Lins entrou na disputa apoiando Elmano de Freitas, que foi secretário de educação do município e teve ainda o apoio do ex-presidente Lula, que chegou a vir a Fortaleza para fazer campanha em comício para Elmano de Freitas. Lula também gravou várias chamadas durante o horário político do PT, chamando ao povo que era preciso "fazer com quem Fortaleza não voltasse no tempo", em referência ao poder deixar de ter um "olhar voltado para a periferia".

A disputa esse ano se tornou mais acirrada porque PT e PSB, aliados desde 2004 romperam neste ano no âmbito de Fortaleza. Essa parceria entre os dois partidos foi que ajudou na primeira eleição do governador Cid gomes ainda em 2006, na reeleição de Luizianne Lins, em 2008 e na reeleição de Cid Gomes em 2010.

VOTAÇÃO - Roberto Cláudio votou por volta das 10h da manhã em um colégio particular em Fortaleza e estava bastante tranquilo quanto ao dia de hoje. Foi acompanhado da esposa Carol Bezerra e do padrinho de campanha, Cid Gomes. O candidato deve ainda aguardar o resultado oficial da apuração das urnas em casa junto com a família.

Já Elmano de Freitas votou por volta das 11h na Assembleia Legislativa de Fortaleza e também se mostrava bastante tranquilo, e chegou a falar que "agora era esperar que o povo de Fortaleza mostrasse que estava do lado do time do Lula". O candidato foi acompanhado da madrinha de campanha, Luizianne Lins, que também vota no mesmo local. Ele também deve aguardar o resultado oficial em casa junto da família.

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Fechar vídeo