Financiamento

Próximo do fim, estudantes não conseguem realizar aditamento do Fies

Ingrid
Ingrid
Publicado em 12/12/2016 às 18:20
Leitura:

Os alunos reclamaram que o sistema que realiza o aditamento do Fies na Caixa Econômica estava fora do ar. / Foto: Luana Nova / NE10

Os alunos reclamaram que o sistema que realiza o aditamento do Fies na Caixa Econômica estava fora do ar. Foto: Luana Nova / NE10

Estudantes recifenses que tentaram nesta segunda-feira (12) finalizar o processo de aditamento do Fundo de Investimento Estudantil, o Fies, encontraram problemas para realizar o procedimento. De acordo com alguns alunos, o sistema que dá conta do cadastro está fora do ar em agências da Caixa Econômica no Recife. O prazo final para a renovação é na próxima quinta-feira (15), mas para alguns era nesta segunda. Por isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação vai prorrogar o prazo.

Segundo Leilane Rayana, estudante de Direito, várias pessoas já haviam tentado fazer o aditamento na Caixa e o sistema não respondia. Nesta segunda, ela também tentou sem sucesso fazer o procedimento. "Essa é a primeira vez que venho, mas ainda não consegui atendimento. Eles estão emitindo a tela de erro do sistema, carimbando e assinando para caso eles prorroguem o prazo", disse a estudante.

Michelynne Silva, estudante de fisioterapia, vive o mesmo dilema. "Já é a terceira vez que venho a agência bancária resolver essa situação. Em uma das vezes passei horas e não consegui ser atendida. Então, vim hoje e ainda não consegui resolver isso", diz a estudante.

Michelynne ainda afirma que está com medo de ter o financiamento cortado. "Faltam só três períodos para terminar a faculdade e eu não posso perder o financiamento, eu dependo do Fies", desabafa a aluna.

 

Posicionamento do FNDE

A partir de uma nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação reconheceu o problema e disse estar resolvendo o caso. Segundo eles, realmente houve um problema no recebimento dos lotes pela Caixa Federal.

Além disso, o órgão também informou que o prazo para os alunos realizarem o aditamento será prorrogado. O FNDE ainda vai divulgar a data final para os estudantes realizarem o aditamento na Caixa Econômica. 

 

Aditamento do FIES

O aditamento corresponde a uma renovação junto ao agente financeiro que ocorre todo o semestre. O primeiro passo é feito inicialmente pelas faculdades. A segunda parte é quando os estudantes precisam validar as informações que foram inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Existem dois tipos de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O primeiro ocorre quando não há nenhuma mudança contratual no financiamento e o estudante só precisa validar a renovação no sistema.

Já o aditamento não-simplificado é quando existe algum tipo de alteração nas cláusulas do contrato, como uma mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar certos documentos comprobatórios ao agente financeiro para finalizar a renovação. Esse é o problema dos estudantes recifenses.

Mais lidas