Comvest

Primeira prova da segunda fase da Unicamp registra 11% de abstenção

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 11/01/2015 às 17:59
Leitura:

Segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas / Foto: USP Imagens

Segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas Foto: USP Imagens

A primeira prova da segunda fase do vestibular da Unicamp registrou 11% de abstenção neste domingo (11). O número foi divulgado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e ficou abaixo dos dois últimos anos. Em 2014 a abstenção foi de 11,3% e em 2013 de 12,2%.

Dos 15.444 aprovados para a segunda fase, 1.699 não compareceram. Em São Paulo a abstenção foi de 11,5%, e em Campinas, de 9,3%. As provas podem ser conferidas na página da Comvest (http://www.comvest.unicamp.br/). As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet a partir de quarta-feira (14).

Neste domingo os candidatos fizeram duas provas: redação e língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Nesta segunda-feira (12), os candidatos fazem as provas de matemática, história e geografia. Na terça-feira é a vez das provas de física, química e biologia. As provas da segunda fase são realizadas em 18 cidades. Os candidatos concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. Este ano, a Comvest registrou um número recorde de inscritos no vestibular Unicamp 2015: 77.146 candidatos.

Na segunda fase, a duração das provas é de quatro horas. A segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da Redação. As provas têm a seguinte distribuição: Prova de redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, no primeiro dia (11); Prova de matemática, prova de história e prova de geografia, no segundo dia (12); Prova de física, prova de química e prova de biologia, no terceiro dia (13).

ORIENTAÇÕES - A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova só será permitido até as 13h impreterivelmente. Na segunda fase, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo. Outros tipos de relógios devem ficar no chão, ao lado da carteira apenas para consultar a hora.

A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado. Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio.

PRÓXIMAS DATAS -
As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015. A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Mais lidas