Web gourmet

Faça em casa uma harmonização de cervejas - a Web Gourmet ensina

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 25/02/2018 às 12:03
Leitura:

Harmonização com Petit Gateau / Foto: Ângelo Nunes/Divulgação Ambev

Harmonização com Petit Gateau Foto: Ângelo Nunes/Divulgação Ambev

Mais um momento de muita conversa, degustação de cervejas e comidinhas deliciosas que tive o prazer de desfrutar.
Aconteceu no Johnny Gastrobar, no bairro de Casa Forte, em happy hour / jantar que combinou gastronomia e cultura cervejeira. A noite foi denominada "Beer Talk Ambev".

Toda harmonização foi elaborada pela beer sommelière Laura Aguiar. O encontro também contou com a presença do mestre cervejeiro da Ambev Eduardo Tabosa, com vinte e três anos de experiência no mercado.

A coluna Web Gourmet tem o prazer em repassar para seu leitores a sequência das apresentações de harmonização de cervejas. Abaixo, transcrevo o cardápio do evento. Faça em casa e inove como preferir!

As cervejas degustadas são conhecidas da maioria dos apreciadores da bebida e facilmente encontradas nos pontos de venda da região Nordeste do Brasil.

Foto: Eduardo Gazal

Harmonizações

A proposta de harmonização que Laura Aguiar apresentou começou com cervejas mais leves, de menor gradação alcoólica. A cada nova harmonização, cervejas mais potentes foram introduzidas junto às preparações culinárias. Gostei da sequência, já que foram apresentados estilos diferentes da bebida durante o evento. No final, uma excelente combinação destinada à degustação de doces.

1 - Bruschetta Caprese com chopp Brahma
O chopp não passa por processo de pasteurização e, por isso, está sempre fresco. Seu amargor é leve, suave e refrescante. Harmoniza com pratos igualmente leves, como a bruschetta caprese. Na ausência de uma chopeira, podemos substituir o chopp pela versão em lata da Brahma Chopp.

2 - Cumbuca de Bacalhau com Stella Artois
Seu sabor leve e aroma herbal casa muito bem com peixes e frutos do mar. É uma cerveja de cor cristalina. A Stella Artois é conhecida no mercado cervejeiro, leva em sua receita o lúpulo tcheco Saaz. Laura Aguiar adicionou um pouco mais de potência / amargor nesta harmonização.

3 - Picanha Aperitivo com Serramalte
A Serramalte faz parte das cervejas tradicionais com destaque para o malte de cevada. O seu sabor remete a notas carameladas semelhantes àquelas formadas durante o cozimento de algumas carnes vermelhas. Neste caso houve a harmonização por semelhança com a picanha.

Foto: Ângelo Nunes/Divulgação Ambev

4 - Joelho de Porco no Barbecue com Colorado Indica
A Colorado Indica é uma cerveja do estilo IPA (India Pale Ale). Apresenta uma característica marcante deste estilo de cerveja que é o amargor acentuado. Foi harmonizada com joelho de porco, iguaria rica em gordura, que na sua cocção recebeu ervas e molho barbecue. Combinou muito bem, a cerveja desta harmonização é mais lupulada e com teor alcoólico mais elevado.

5 - Petit Gateau de Doce de Leite com Colorado Appia
A Colorado Appia leva mel em sua receita. É bastante encorpada e refrescante. Por ter notas adocicadas, harmoniza por semelhança com pratoas igualmente doces, como o petit gateau. Além do malte de cevada, a cerveja recebe também malte de trigo na sua composição, realmente uma combinação muito agradável.


Saiba mais:

As harmonizações podem ser feitas por contraste ou semelhança. No primeiro caso as características de sabor entre a receita culinária e a bebida podem ser opostas. Na segunda opção, a preparação culinária pode se harmonizar com a cerveja por semelhança. Exemplo: preparações doces com cervejas com leve dulçor. A harmonização também pode ser por corte, neste caso utilizamos a gradação alcoólica da cerveja, sua espuma e amargor para limpar o palato.

Mais lidas