Patrocinada

Como equilibrar a rotina e se dar bem no Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/03/2023 às 9:04
anna-cristina-uninassau FOTO:

Administrar o tempo - mais de 250 dias - até a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o primeiro passo para quem busca a aprovação. A orientação é da diretora da UNINASSAU, campus Boa Viagem, Anna Cristina de Araújo, que explica o passo a passo para você se planejar conciliando estudos, lazer, saúde e qualidade de vida até alcançar o resultado. Como já falamos aqui no blog, vale a pena começar organizando um bom plano de estudos para o Enem.

Fazer a gestão do tempo, como diz Anna Cristina, é colocar os estudos na rotina. Por exemplo, se você é estudante do ensino médio, acrescente mais duas horas diárias dedicadas à sua preparação, “reforçando o que foi visto em sala de aula”. “Aos sábados, esse tempo deve aumentar, chegar a três horas, um ‘mutirão’ dos principais assuntos da semana”, detalha.

Leia também:

> Plataformas online apoiam preparação para de estudantes: conheça a Arena Enem

> Onde usar a NOTA DO ENEM? Professor da UNINASSAU orienta caminhos a candidatos

> Núcleo de Trabalhabilidade da UNINASSAU apoia ingresso no mercado de trabalho

> Comece a preparação para o Enem com seu plano de estudos

> Cursos Superiores Tecnológicos são caminho ao mercado de trabalho

Assim, a regra de ouro é não acumular conteúdos. “Administre bem o tempo que você tem. Reserve três dias para os assuntos que tem mais dificuldade e dois para os que considera mais fáceis. É preciso reforçar esse conhecimento”, completa. A gente te lembra que, este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Outra dica importante de Anna Cristina é que você detecte qual a metodologia funciona melhor para o seu processo de aprendizagem. “É importante, além de diversificar a rotina de estudos e distribuir as disciplinas de forma equilibrada, saber como você aprende: se é lendo, assistindo a vídeos ou ouvindo podcasts”.

Treine a redação

O seu resultado no Enem depende, estrategicamente, do desempenho na redação. Trata-se de um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas e que deve seguir cinco competências para alcançar a nota 1.000. A preparação requer conhecimento desse formato e que o candidato esteja apto a escrever sobre o tema proposto.

“Mantenha-se atualizado. Assista, ao menos, um telejornal ou leia um jornal todos os dias. Escolha um tema por semana e escreva sobre ele, observando os cinco pontos exigidos pelo Enem”, orienta Anna Cristina de Araújo. 

Na correção, a UNINASSAU te apoia através do ARENA ENEM [link], uma plataforma totalmente voltada para a preparação para a prova. Nela, candidatos podem enviar a redação para correção, recebendo o texto de volta com orientações para melhoria em até sete dias úteis, além de ter acesso a dicas de professores renomados, notícias e simulados. Tudo gratuito.