NOTÍCIAS

Provas, diploma e bolsas de estudo: conheça os meios de ingresso no ensino superior

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 03/03/2023 às 9:56
uninassau FOTO:

Está nos seus planos entrar na universidade? Então, você sabe quais as formas mais utilizadas para ingresso no ensino superior? A gente te ajuda a entender os caminhos até o seu objetivo e já te adiantamos: não é só o Enem. Primeiramente, é bom reforçar que muitas Instituições de Ensino Superior (IES) têm seus próprios vestibulares e ainda opções de ingresso por transferência e para portadores de diploma.

Na UNINASSAU, por exemplo, é possível ingressar por várias modalidades. O vestibular é a mais procurada, mas a seleção pode ser feita também pela nota do Enem e há vagas para bolsas através de programas como o Universidade para Todos (Prouni, do governo federal) ou do Embarque Digital (da Prefeitura do Recife, voltado ao setor de tecnologia). Há ainda a possibilidade de ingresso com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (o Fies).

Leia também:

> Plataformas online apoiam preparação para de estudantes: conheça a Arena Enem

> Onde usar a NOTA DO ENEM? Professor da UNINASSAU orienta caminhos a candidatos

> Núcleo de Trabalhabilidade da UNINASSAU apoia ingresso no mercado de trabalho

> Comece a preparação para o Enem com seu plano de estudos

> Cursos Superiores Tecnológicos são caminho ao mercado de trabalho

Todas essas possibilidades tendem a democratizar o acesso ao ensino superior no País e reforçam o papel das IES privadas. Afinal, segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 75% dos estudantes de graduação brasileiros estão matriculados em instituições privadas. De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, o Brasil conta com 304 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e 2.153 privadas.

A oferta acompanha a demanda e, segundo a reitora da UNINASSAU, a professora Nilzete Teixeira, a escolha pela IES deve observar cada item de um “pacote”: estrutura física, corpo docente, metodologia de aprendizagem e relação com o mercado de trabalho.

“Somos uma instituição com conceito máximo no MEC, que leva em conta a tradição, a excelência acadêmica e a utilização de sistema de aprendizagem Ubíqua, que conecta a academia com o mercado. Nossos estudantes têm elevado índice de empregabilidade, apoiados pela parceria da UNINASSAU com empresas, gerando vagas exclusivas”, exemplifica Nilzete Teixeira, reforçando que a UNINASSAU faz parte de um centro universitário pertencente ao maior grupo educacional do Norte/Nordeste, o Ser Educacional.

Rilzete Teixeira, reitora da Uninassau, orienta sobre formas de ingresso na instituição | Foto: Renato Ramos/JC Imagem

Todas as modalidades de processo seletivo para vagas na UNINASSAU estão abertas. Já os programas de bolsas ou financiamento que contemplam IES privadas têm seus calendários específicos. Confira algumas datas:

PROUNI

  • O que é: Programa federal que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas;
  • Período de inscrição: até 3 de março
  • Resultado da 1° chamada: 7 de março

EMBARQUE DIGITAL

  • O que é: Parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, promove formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses, da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade de Recife. A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. 
  • Inscrições: prorrogadas até 3 de março através do link www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br.
  • Vagas: 350
  • Resultado parcial: 7 de março
  • Envio de recursos: 8 e 9 de março
  • Resultado final: 11 de março
  • Matrículas: De 13 a 15 de março
  • Início das aulas: 20 de março

FIES

  • O que é: Programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Desde de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
  • Período de inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado: 14 de março
  • Período de complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março

Segundo a reitora Nilzete Teixeira, tão importante quanto essa estrutura física é a formação do corpo docente. “Aqui, nossos professores são mestres e doutores, referências em seus segmentos de atuação”, reforça. Um exemplo é o curso de Direito, que conta com professores atuantes no judiciário, como juízes e desembargadores (LINK).

Diploma na mão

Nilzete Teixeira explica que além do acesso ao ensino superior, outro desafio do país é a permanência desses estudantes e a conclusão dos cursos. Para se ter uma ideia, em torno de 20% da população entre 25 e 34 anos tem diploma de nível superior no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E quando se trata das instituições privadas, a taxa de evasão chega a 36,6%.

É por isso que na UNINASSAU, além da variedade de possibilidade de ingresso, o estudante conta com bolsas de estudo institucionais (concedidas pelas próprias universidades), a exemplo da Bolsa Atleta. As chances são muitas. De acordo com a reitora Nilzete Teixeira, para esta edição do Prouni, a UNINASSAU oferece 700 bolsas em diversos cursos.

“É essencial que as instituições de ensino superior tenham preocupação em apoiar a conclusão dos cursos, especialmente na graduação. Na UNINASSAU, um dos nossos diferenciais mais fortes é oferecer esses suportes para que o aluno saia daqui pronto para o mercado, com o diploma em mãos”, diz Nilzete Teixeira.