SISU

SISU: Matrículas de aprovados na primeira chamada começam nesta quinta

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 02/03/2023 às 10:50
Sisu | Foto: Rovena Rosa/ABr
Sisu | Foto: Rovena Rosa/ABr FOTO: Sisu | Foto: Rovena Rosa/ABr

Estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm desta quinta (2) até a próxima quarta-feira (8) para fazer a matrícula. O prazo corresponde ao primeiro semestre de 2023 podem fazer a matrícula.

Ao todo, foram disponibilizadas 226.399 vagas para cursos de graduação distribuídas em 128 instituições públicas de ensino, das quais 63 são universidades federais. A lista de aprovados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Sisu contempla candidatar os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota superior a zero na prova de redação e que não realizaram a prova na condição de treineiro.

Instituições de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece no Sisu 2023 um total de 7.012 vagas, para cursos dos campi Recife (5.522 vagas), Agreste/Caruaru (1.060 vagas) e Vitória de Santo Antão (430 vagas). Das vagas ofertadas, 3.500 são destinadas a ampla concorrência e 3.512 para alunos que podem ser beneficiados por políticas de ação afirmativa. Confira o trâmite do Sisu na UFPE.

Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aprovados na chamada regular, devem realizar o envio eletrônico da documentação por meio do site https://sigps.ufrpe.br/sigps, das 0h do dia 2 de março até as 23h59min de 6 de março de 2023.

Aprovados na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também devem fazer matrícula no site da instituição. Mas se você é fera da Universidade de Pernambuco (UPE), pode encontrar informações para a sua matrícula aqui.

Brasília (DF), 16.02.2023 - Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Lista de espera

O prazo para participar da lista de espera começou a valer na última terça-feira (28) e segue também até o dia 8. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.

O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.