SISU: Matrículas de aprovados na primeira chamada começam nesta quinta

Tatiana Notaro
Publicado em 02/03/2023 às 10:50
Sisu | Foto: Rovena Rosa/ABr Foto: Sisu | Foto: Rovena Rosa/ABr


Estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm desta quinta (2) até a próxima quarta-feira (8) para fazer a matrícula. O prazo corresponde ao primeiro semestre de 2023 podem fazer a matrícula.

Ao todo, foram disponibilizadas 226.399 vagas para cursos de graduação distribuídas em 128 instituições públicas de ensino, das quais 63 são universidades federais. A lista de aprovados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Sisu contempla candidatar os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota superior a zero na prova de redação e que não realizaram a prova na condição de treineiro.

Instituições de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece no Sisu 2023 um total de 7.012 vagas, para cursos dos campi Recife (5.522 vagas), Agreste/Caruaru (1.060 vagas) e Vitória de Santo Antão (430 vagas). Das vagas ofertadas, 3.500 são destinadas a ampla concorrência e 3.512 para alunos que podem ser beneficiados por políticas de ação afirmativa. Confira o trâmite do Sisu na UFPE.

Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aprovados na chamada regular, devem realizar o envio eletrônico da documentação por meio do site https://sigps.ufrpe.br/sigps, das 0h do dia 2 de março até as 23h59min de 6 de março de 2023.

Aprovados na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também devem fazer matrícula no site da instituição. Mas se você é fera da Universidade de Pernambuco (UPE), pode encontrar informações para a sua matrícula aqui.

Brasília (DF), 16.02.2023 - Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Lista de espera

O prazo para participar da lista de espera começou a valer na última terça-feira (28) e segue também até o dia 8. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.

O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

últimas
Mais Lidas
Webstory