Profissional que domina o equilíbrio da alimentação e seus reflexos no funcionamento do corpo, o nutricionista é estratégico na promoção de saúde através dos alimentos. Desde a atuação clínica, passando pela Nutrição esportiva e pelo campo do controle de qualidade da produção de refeições e indústria de alimentos, os egressos da graduação em Nutrição têm um vasto campo de atuação - e investir na formação significa estar apto a se destacar no mercado.
Assim, sair da graduação preparado para os desafios é essencial, é a base para o profissional que começa a trilhar o seu caminho. Um dos métodos que apoiam essa trilha é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que insere os estudantes de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem, destacando também a inserção dos mesmos em cenários reais de práticos desde os primeiros períodos da graduação.
Leia também:
> Atuação do psicólogo deve colocar paciente em primeiro lugar
> Atuando em várias frentes, profissional de Odontologia tem história e tecnologia a seu favor
> FPS oferece aprendizado prático em Fisioterapia desde o início da graduação
> ENFERMAGEM: formação privilegia rigor científico e visão humanista e crítica
> Farmacêuticos têm amplo mercado e formação precisa acompanhar mudanças
> Com diploma de Nutrição, profissional tem vasto campo de atuação à sua espera
> FPS é referência na formação de novos médicos
> Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos
“Nossa graduação em Nutrição possui diferenciais para oferecer essa metodologia ativa, centrada no estudante”, explica Fabrícia Padilha, coordenadora do curso na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), instituição que adota o método ABP e é pioneira no formato no estado.
Além disso, a FPS lança mão de outras ferramentas que garantem excelência na formação dos futuros nutricionistas. Isso inclui atividades em laboratórios especializados em Nutrição desde o início do curso e uma carga horária prática significativa dentro da matriz curricular.
“Isso significa que, durante toda a formação, o futuro profissional sempre trabalha articulando teoria e prática de forma contextualizada”, diz Fabrícia. “Oferecemos também laboratórios que se destacam para a formação do estudante como o de comunicação, que permite a simulação de um atendimento nutricional baseado em protocolos internacionais para uma assistência humanizada ao paciente já no início do curso”, destaca.
Para o mercado, a FPS entrega um profissional ético e qualificado, preparado para os desafios do mercado de trabalho. Assim, os estudantes têm, em sua formação, conteúdos e práticas que já fazem parte do futuro da profissão, como a nutrigenética e Nutrigenômica, dentro do atendimento nutricional.
“O egresso de nutrição da FPS se destaca no mercado de trabalho, por ter uma característica de proatividade, pensamento crítico e reflexivo se destacando na resolução de problemas que fazem parte dos desafios do mercado de trabalho, trabalhando sempre de forma ética e humanizada”, afirma Fabriicia Padilha.
Além disso, a FPS oferece ainda os laboratórios de Comunicação em Libras (que promove o atendimento utilizando a Língua Brasileira de Sinais), de Comportamento Alimentar (permite que o estudante compreenda fundamentos, determinantes e importância do manejo do comportamento alimentar na prática do nutricionista), além do laboratório de Inovação e Empreendedorismo, fomentando na formação do estudante competências relativas ao desenvolvimento de conhecimento e habilidade voltadas para o empreendedorismo na área da saúde, conhecendo práticas relativas à construção de modelos de negócios dentro da área da nutrição”.