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Atuação do psicólogo deve colocar paciente em primeiro lugar

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 21/11/2022 às 8:36
Andrea Echeverria, coordenadora da graduação em Psicologia da FPS | Foto: Tião Siqueira/SJCC
Andrea Echeverria, coordenadora da graduação em Psicologia da FPS | Foto: Tião Siqueira/SJCC FOTO: Andrea Echeverria, coordenadora da graduação em Psicologia da FPS | Foto: Tião Siqueira/SJCC

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acredita na formação profissional onde a integração entre teoria e prática acontece, colocando os estudantes em vários contextos da atuação profissional desde o início da graduação. Além disso, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é mais um diferencial da instituição, capacitando profissionais com amplas competências e preparo para as demandas do mercado. 

Desta forma, a aprendizagem significativa acontece a partir da vivência e da observação, motivando o estudante para reflexão e intervenção a partir da prática. Esta compreensão da realidade oferece um conhecimento particular, com nível crescente e articulado do conhecimento. 

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O resultado é que a FPS forma profissionais ativos, críticos e aptos à interação com outros atores da área da saúde. Isso porque ensina com foco na comunicação e nas proposições de formas de intervenção. 

Andrea Echeverria, coordenadora da graduação em Psicologia da FPS | Foto: Tião Siqueira/SJCC

Psicologia na FPS

“A concepção curricular do curso de psicologia parte de uma visão ampla do sujeito e da relação com o seu meio e a cultura. Propõe a permanente interlocução entre teoria e prática. Os estudantes vivenciam a experiência de atuação com visitas aos locais onde a psicologia se faz presente, refletindo criticamente sobre esta experiência”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da FPS, Andréa Echeverria.

Andréa Echeverria diz que, durante curso na FPS, o estudante de Psicologia vivencia diversas atuações da profissão: atenção básica em saúde, psicologia do esporte, escolar, jurídica, recursos humanos, hospitalar, saúde mental, clínica, institucional, avaliação diagnóstica. Assim, são “preparados para o trabalho em diversos ambientes, em grupo e colaborativo.

“O estímulo ao trabalho interprofissional, as atividades  nos laboratórios com recursos tecnológicos, tais como: anatomia e neurociência do comportamento com simulação realística, avaliação psicológica, prevenção e promoção da saúde mental são algumas atividades futuras que apontam para a inovação e que já temos em nossa atividade acadêmica  hoje”, de acordo com Andréa Echeverria.

Alguns destes estudantes que finalizaram a sua graduação em psicologia na FPS ingressam no Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde e dão continuidade à sua formação. Temos ex-estudantes passaram a integrar o quadro de tutores da FPS e do IMIP, ou deram continuidade a sua formação em outras instituições de ensino nacional e internacional.