A partir desta segunda-feira (21), os candidatos que têm direito, segundo o edital, já podem pedir a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo corre até 25 de novembro, através da Página do Participante.
Confira o que diz o edital sobre a reaplicação do Enem.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pessoas afetadas por desastres naturais, comprometimento da infraestrutura ou falta de energia elétrica do local de prova podem pedir a reaplicação.
Leia também:
> Acompanhe ao vivo a análise das provas do segundo dia do Enem 2022
> Termina o segundo dia de provas do Enem 2022
> Portões fechados, começam as provas do segundo dia do Enem 2022
> ENEM 2022: começa a movimentação dos candidatos para o segundo dia
> ENEM 2022: vai fazer as provas do segundo dia? Acompanhe a análise com os professores do GGE
"No rol de questões logísticas que servem como motivo para o pedido estão, ainda, erros de execução em procedimento de aplicação", destacou o Inep.
Candidatos que perderam as prova devido a sintomas de doenças infectocontagiosas listadas em edital também têm direito á reaplicação. São doenças infectocontagiosas que respaldam a reaplicação: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Pedidos de reaplicação devido a doenças que constem na lista acima devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já no que se refere a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação garante a reaplicação do exame, que ocorrerá em data ainda a ser divulgada.
Centro Integrado de Comando e Controle de Pernambuco | Foto: Renato Ramos/ JC Imagem
Ocorrências
Com informações de Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio
Na operação comandada pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), foram registradas quatro perturbações de sossego no estado, ocorridas no Recife, em Petrolina, Camaragibe e em Moreno. Em Belo Jardim, segundo a PMPE, houve uma queda rápida de energia elétrica.
Agora, a PMP participa das escoltas reversas da prova do Enem, que devem ocorrer até a próxima sexta-feira. Em janeiro, na reaplicação do Enem e no Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade), haverá nova operação policial, ainda não definida.