Patrocinada

Você sabe como fazer a prova de Matemática do Enem? Aprenda com o professor do GGE

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 16/11/2022 às 12:23
Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360
Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360 FOTO: Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360

Contagem regressiva: faltam cinco dias para a prova de Matemática e suas Tecnologias no segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. E você já sabe também que após a prova, o time de professores do Colégio GGE vão comentar as questões e tirar dúvidas dos feras.

Até lá, vamos de dicas de última hora com o professor de Matemática do GGE, Marconi Sousa. Primeiramente, de Matemática Básica, não pode faltar revisão de proporção, regra de três, ordem de grandeza, porcentagem e média.

"Em Álgebra, lembre-se de análise combinatória e probabilidade, além de análise de gráficos e tabelas. São questões que pontuam bem no Enem", relembra. Em Geometria, o professor Marconi destaca triângulo, corpos redondos (círculos, cilindros e esferas).

Leia também:

Na última semana antes do Enem, confira dicas paras as provas de Ciências Humanas

> SSA 3 é a culminância da boa base e da concentração no trajeto até a UPE

> SSA 2: conheça a prova e alcance seu resultado

> SSA 1 é o primeiro passo para uma vaga na UPE

"A essa altura, é perigoso tentar ver muitos assuntos. Não se consegue colocar o conhecimento de uma vida na cabeça dessa forma. É essencial ser assertivo, organizar a rotina, dormir bem e manter bons hábitos. O fera vai manter a cabeça boa para fazer prova".

Fazendo a prova

Marconi Sousa relembra que as 45 questões de matemática dividem o tempo do segundo dia do Enem com as de Química, Física e Biologia. "Pouco adianta ter o conhecimento e não saber fazer prova", acrescenta.

"É preciso equilibrar o tempo. Uma hora e meia (dividindo entre as provas) é pouco. Orientou que você faça 15 questões de Matemática e vá para as de Natureza. Depois, volte para Matemática. Priorize as mais fáceis, evitando que o cansaço faça você cometer erros". É interessante também fazer as primeiras e as últimas questões porque, explica Marconi, o "miolo" da prova tende a ser mais difícil. "Mantenha a calma, vá confiante. Você já já tudo ai" reforça o professor.