A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebra, nesta quinta-feira (3), os 110 anos da criação do primeiro curso de nível superior que daria origem à instituição. Foi em 3 de novembro de 1912 que monges beneditinos criaram as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento, em Olinda.
Com as políticas de modernização nacional, o Brasil via o crescimento na implantação de escolas e o ensino agronômico se encontrava também em alta.
Nesse contexto, Dom Pedro Roeser chega a Pernambuco. Ele liderava um grupo de quinze monges alemães, filhos de camponeses, com pouca ou nenhuma formação acadêmica. O ano era 1906. Logo em seguida, o Papa Pio X nomeia Dom Pedro Roeser como abade do mosteiro da cidade de Olinda e da Paraíba.
Assim, a primeira Aula Inaugural das Escolas de São Bento foi realizada em 1º de fevereiro de 1914, após curso preparatório que envolveu os monges-professores e futuros alunos. A proposta educacional se pautava no objetivo de estimular nos jovens pernambucanos o gosto pelas as atividades agropastoris, favorecendo a economia regional.
As Escolas funcionavam em regime de internato e semi-internato, por meio do qual os alunos de regiões distantes permaneciam no espaço escolar desenvolvendo projetos e atividades agrícolas integralmente.