Dos profissionais de Enfermagem, o mercado reserva atuação em diversas áreas. Desde a Saúde coletiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), até nos cuidados com indivíduos de todas as faixas etárias e gêneros. Requer ainda competências para ação em urgência e emergência e Enfermagem do Trabalho, além de postos administrativos e de gestão, pesquisa e empreendedorismo. Há um universo de caminhos para esses profissionais.
Até estar apto a abraçar essas escolhas, é essencial optar por um processo formativo compatível com tantos desafios. “Destaco cenários práticos como pediatria e maternidade, clínica médica e cirúrgica, transplantes, oncologia e radioterapia, hemodiálise, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Pré-Natal de risco eventual, puericultura, vacina, bloco cirúrgico, trauma e queimados”, enumera a coordenadora da graduação em Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Cristina Figueira.
Leia também:
> Farmacêuticos têm amplo mercado e formação precisa acompanhar mudanças
> Com diploma de Nutrição, profissional tem vasto campo de atuação à sua espera
> FPS é referência na formação de novos médicos
> Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos
Uma das referências no ensino da área de saúde, a FPS forma profissionais de Enfermagem com visão humanista, crítica e reflexiva, com responsabilidade social e capazes de adaptar-se a mudanças. Cristina explica que a grade curricular tem a amplitude de seu campo e que os egressos são profissionais capacitados para lidar com as nuances da população brasileira. “São qualificados para o exercício da Enfermagem com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos, iniciativa, poder de síntese e com visão integral e holística do cuidado em saúde”.
O curso da FPS desenvolve toda matriz curricular através de metodologias ativas, prioritariamente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). “Trata-se de um método de aprendizagem que tem alcançado os melhores resultados no desenvolvimento de habilidades profissionais e de aprendizagem”, diz a coordenadora.
Na prática, essa metodologia propicia a relação de um tutor docente para grupo médio de 12 alunos em salas de aula-tutoria, com discussão de casos clínicos. Na FPS, os graduandos têm, desde o 1º período de curso, cenários reais e simulados, com inserção na atenção básica e suas práticas assistenciais são garantidas com o campo de prática de atenção terciária, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
“Dentre os diferenciais, o curso instrumentaliza o aluno nas habilidades de comunicação, que engloba comunicação interpessoal, Inter profissional, introdução à língua inglesa, inglês instrumental e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)”, completa Cristina.
Segundo a coordenadora, os egressos do curso são vistos pelo mercado como um profissional de formação de qualidade diferenciada, “capaz de desenvolver sua atuação com compromisso, respeito e ética, além de possuir senso crítico para ser a diferença na vida das pessoas e na sociedade”.
Na FPS, a graduação é baseada em um currículo integrado, conduzido por metodologias ativas e docentes que são mediadores da aprendizagem. Há ainda simulação realística, métodos inovadores de avaliação, módulos interprofissionais e, além do ensino de Libras, a matriz curricular conta ainda com inglês instrumental.
Estão abertas as inscrições do Vestibular 2023.1 da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A seleção inclui os cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia - ao todo, mais de 530 vagas. Interessados devem se inscrever pelo processoseletivo.fps.edu.br/inscreva-se.