Patrocinada

Farmacêuticos têm amplo mercado e formação precisa acompanhar mudanças

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 27/10/2022 às 8:01
farmacia-FPS-748x410 FOTO:

Com grande potencial para tecnologia e inovação no cuidado com pessoas, o campo de trabalho que se segue à graduação em Farmácia é um caminho promissor. Envolve operações de desenvolvimento e produção na indústria, seja farmacêutica, cosmética e de saúde, e exige constante atualização e visão de mercado.

“Formamos profissionais aptos a acompanhar tudo o que está acontecendo na indústria 4.0 e 5.0, na logística 4.0, que já estamos trazendo como conteúdo no nosso projeto pedagógico. Temos o aparecimento da internet das coisas, sendo utilizada no monitoramento e cuidado dos pacientes, seja no ambiente hospitalar ou domiciliar”, explica a farmacêutica Flávia Morais, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Esse dinamismo na saúde exige que a formação seja baseada em um projeto pedagógico inovador, que se atenha à teoria e à prática, vivenciadas juntas. No caso da FPS, o curso de Farmácia foca 50% da sua carga horária em cenários práticos -  como os laboratórios especializados e estágios -, que visam preparar o estudante para atuar em diversas área de atuação profissional.

Leia também:

> Com diploma de Nutrição, profissional tem vasto campo de atuação à sua espera

> FPS é referência na formação de novos médicos

> Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos

“A formação do estudante de Farmácia junto ao paciente foi resgatada nessas últimas décadas e se voltou para o cuidado. Associado a essa atuação profissional, trouxe o grande desenvolvimento na área da tecnologia e inovação, principalmente, presente nas indústrias farmacêuticas. O farmacêutico formado na FPS tem o IMIP como hospital escola, referência na área de farmácia hospitalar; e, em fase de implantação, terá a Farmácia Universitária, junto ao campus. Todo estudante de Farmácia realiza, no mínimo, uma pesquisa científica e vivência 440 horas de extensão, ou seja, a oportunidade de olhar além dos muros e transformar é vivência obrigatória”, diz Flávia Morais. 

Além disso, a metodologia utilizada na FPS, ao longo desses 17 anos é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), mostra-se mais um diferencial da instituição: potencializa experiências em grupos tutoriais e faz toda a diferença na formação dos discentes. 

ABP prevê etapas de tutoria na FPS | Foto: Divulgação/FPS

Comunicação para a Saúde

A estrutura da faculdade, acrescenta a coordenadora, está alinhada com essas exigências e conversa com um dos grandes desafios do mercado: a comunicação. Nesse sentido, o curso de Farmácia da FPS oferece oito laboratórios de comunicação, três laboratórios voltados para inovação e empreendedorismo e mais de 1.500 horas de estágios.

“Essas atividades acadêmicas são oferecidas desde o primeiro período do curso. Com isso, o estudante vai desenvolvendo habilidades, atitudes e valores que fazem toda diferença no mercado de trabalho. Além da vivência prática profissional em diversas áreas de atuação, essa condução oportuniza ao estudante ir construindo também sua rede de relacionamento profissional, o que faz grande diferença para a sua colocação no primeiro emprego”, acrescenta Flávia Morais.

Ingresso

O processo de ingresso da FPS não para. A FPS faz seleção para os cursos de saúde (exceto Medicina) durante todo ano, além de aceitar outras modalidades de ingresso como a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência de outras instituições de ensino e portador de diploma. 

Formados para o mercado

Os estudantes de Farmácia da FPS passam pelos estágios em atenção primária em saúde, atenção de média e alta complexidade, ambos, no SUS, vivenciando a assistência farmacêutica pública. 

“No serviço privado, o estudante vai para a drogaria, a distribuidora, a farmácia de manipulação (humana ou veterinária), indústria (medicamentos, cosméticos, saneantes), indústria de alimentos, centros de toxicologia, genética, laboratório de análises clínicas e a farmácia hospitalar. Todos esses cenários são obrigatórios e, no último período do curso, o estudante seleciona seu último cenário, já objetivando, o seu network para o primeiro emprego em uma dessas áreas anteriores”, diz Flávia Morais.

Os farmacêuticos formados pela FPS estão sempre em busca de conhecimentos científicas que balizam sua atuação nos diversos campos da Farmácia. “Nossos egressos saem preparados para o primeiro emprego, mas também para concorrer em seleções de residência, mestrado e concursos públicos. Tem grande potencial para tomada de decisão, o que facilita uma progressão rápida na carreira, visto que a formação em metodologia ativa faz com que essa atitude esteja presente no seu dia a dia profissional”.