Patrocinada

FPS é referência na formação de novos médicos

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 13/10/2022 às 7:00
fachada FPS FOTO:

A formação de futuros médicos pela rede privada de ensino está cada vez mais consolidada. Se antes as particulares eram a última instância, hoje se consolidam como primeira opção e são um caminho viável e competitivo para ter o tão desejado diploma de Medicina. Mais que isso, são espaço respeitado e chancelado no mercado de trabalho.

Dentre as instituições de ensino mais respeitadas do estado, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) está no topo das mais conceituadas quando se fala em Medicina. A graduação vai além do ensinamento técnico, mas se diferencia por privilegiar o eixo da ética, o interprofissionalismo, o empreendedorismo e o viés da inovação. Forma um profissional médico completo.

“Somos a única faculdade de Medicina de Pernambuco acreditada pelo Saeme, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina”, destaca o coordenador do curso da FPS, Prof. Dr. Edvaldo Souza. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é o diferencial central da FPS, aplicada em todos os cursos de graduação.

Leia também:

> Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos

> FPS abre inscrições para ingresso 2023.1 em cursos na área de saúde

Prof. Dr. Edvaldo Souza, coordenador do curso de Medicina da FPS | Foto: JC360

Chancela FPS

De acordo com o Prof. Dr. Edvaldo Souza, o curso de Medicina da FPS oferece formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. “Formamos profissionais capacitados a atuar pautados em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção. São ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e dignidade humana, como promotor da saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre a determinação social do processo de saúde e doença”, detalha o médico.

Juntamente com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), a FPS fundou o Centro de Inovação em Saúde e Educação. Chamado de Foz - cuja proposta é “desaguar ideias” -, o centro é um local dedicado a colocar ideias em prática.

Diferenciais

Assim, como diferenciais do curso de Medicina da FPS, o coordenador destaca a metodologia ABP, que é aplicada em todos os cursos de graduação da instituição, e coloca o aluno no centro, como protagonista do aprendizado. “A ABP trabalha  diversas habilidades e atitudes além do conhecimento técnico”, comenta.

O Dr. Edvaldo Souza destaca ainda a revisão periódica feita em toda matriz curricular e nas estratégias de aprendizagem. “Isso é facilitado pelo Mestrado em Educação em Ensino na Área de Saúde que temos na FPS. Vários docentes, inclusive, participam desse mestrado como orientadores”.

Outro destaque é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que na FPS é um trabalho de pesquisa científica que passa por seleção rigorosa e culmina na apresentação em um congresso estudantil.

“Além disso, importante dizer que nosso hospital-escola é o Imip”, continua o coordenador. Após os dois primeiros anos, onde o aprendizado é concentrado em laboratórios, com simulação e participação em práticas de atenção primária, os estudantes passam a aplicar a teoria na prática. “Nos terceiro e quarto anos, já vão para ambulatórios de de ensino do Imip. Nos quinto e sexto anos, é imersão total nas quatro grandes áreas: pediatria, tocoginecologia, clínica médica e clínica cirúrgica”.

Metodologia ABP é usada na FPS | Foto: JC360

Processo seletivo

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2023.1 da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A seleção inclui os cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia - ao todo, mais de 530 vagas. Interessados devem se inscrever pelo processoseletivo.fps.edu.br/inscreva-se.

Para os candidatos a uma das 111 vagas que a FPS oferece para o curso de Medicina e que farão provas presenciais, atenção: a aplicação será nos dias 22 e 23 de outubro deste ano, das 15h às 19h, pontualmente. Os portões do local de prova abrem às 14h. Os resultados serão divulgados a partir do dia 4 de novembro.

Curso de Medicina da FPS conta com estrutura de ponta | Foto: JC360