PARTICULARES

Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 06/10/2022 às 16:47
Profissional de Educação Física | 
Foto: janeb13/Pixabay
Profissional de Educação Física | Foto: janeb13/Pixabay FOTO: Profissional de Educação Física | Foto: janeb13/Pixabay

O mercado exige que o profissional de Educação Física esteja preparado para atuar nas mais diversas atuações pertinentes à formação. Uma lista que inclui atividades voltadas às ciências da atividade física/exercício físico, esportivas e recreativas de forma inovadora. Prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, visando manter e aprimorar capacidades dos indivíduos são contempladas (e exigidas).

“Espera-se que o profissional de Educação Física egresso da FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde) seja reconhecido pela formação de qualidade e competências para a atuação em equipes multiprofissionais, em saúde pública, com intervenção pautada no rigor científico, além de espaços de intervenção pedagógica”, explica a coordenadora da graduação em Educação Física com Intervenção voltada à Saúde na FPS, Cristianne Tomasi.

Leia também:

> FPS abre inscrições para ingresso 2023.1 em cursos na área de saúde

Com tradição em cursos de saúde, a FPS adota a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), metodologia das melhores universidades do mundo. Segundo Cristianne Tomasi, com o estudante no centro do processo de aprendizagem, a ABP é uma abordagem inovadora na formação de profissionais de saúde, e representa uma importante e ampla mudança no cenário educacional para formação de profissionais de nível superior, sobretudo em cursos da área.

“A partir da contextualização e resolução de problemas reais, os estudantes divididos em grupos tutorias de até 12 participantes constroem ativamente o conhecimento de maneira colaborativa, compartilhando tarefas e responsabilidades, sob a supervisão de tutores”, explica. 

Assim, desde o início do curso, desenvolvimento de conhecimentos e habilidades profissionais - como liderança, senso crítico, comunicação, trabalho em equipe e  raciocínio clínico - são contemplados. Além disso, oferece aos seus estudantes a excelente estrutura do IMIP, maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste e um dos maiores da América Latina, como seu hospital de ensino, que possui cenários variados como campo de prática profissional.

Faculdade Pernambucana de Saúde | Foto: Divulgação

O processo de ingresso não para. A FPS faz seleção para os cursos de saúde (exceto Medicina) durante todo ano, além de aceitar outras modalidades de ingresso como a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência de outras instituições de ensino e portador de diploma. 

Formação

Durante o curso, o estudante de Educação Física da FPS transita em diferentes áreas de atuação profissional. “Isso permite a percepção acerca de requisitos profissionais, identificação de campos ou áreas de trabalho e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas interativas com espaços profissionais”, diz Cristianne Tomasi. 

Assim, a atuação inclui escolas de educação básica, academias de ginástica, Centros de treinamento, Clubes, Hospitais, Centros de reabilitação, o Sistema Único de Saúde (SUS) e Programas de Saúde da Família (PSF). “Todas as atividades ocorrem com a supervisão permanente de preceptores treinados”, garante a coordenadora.

Professora Cristianne: mercado pede profissionais capacitados | Foto: Divulgação

“Na FPS, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas como ferramentas para potencializar o desempenho na área acadêmica, devido a metodologia de ensino ABP, utilizada na FPS, as TICs exercem um papel cada vez mais importante no processo de ensino-aprendizagem. A faculdade conta com laboratórios de última geração, com visão 3D, modernas técnicas e equipamentos para a aprendizagem”.