NOTÍCIAS

IFSERTÃO: Campus Serra Talhada abre 245 vagas

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 04/10/2022 às 11:56
Instituto Federal Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada | Foto: Divulgação
Instituto Federal Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada | Foto: Divulgação FOTO: Instituto Federal Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada | Foto: Divulgação

Até 24 de outubro, o IFSertãoPE, em Serra Talhada, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2023. São 245 vagas apara cursos técnicos na instituição e a seleção será feita através de análise curricular.

Este ano, alunos precisarão se cadastrar na plataforma Gov.BR, e utilizar o mesmo login e senha no Portal do Aluno do IFSertãoPE. Para se inscrever, o candidato precisa preencher todos os itens do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico.

Assim, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

A equipe do Processo Seletivo no campus Serra Talhada dispõe de um Whatsapp para tirar dúvidas: (87) 98173-0494.

Técnico Integrado ao Ensino Médio

Essa modalidade é ofertada exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nela, o aluno será conduzido à habilitação profissional técnica de Nível Médio, atendida a formação geral do educando, na mesma instituição de ensino.

Técnico em Logística

O curso tem duração de três anos e oferece 70 vagas, sendo 35 pela manhã e 35 à tarde. O início das aulas está programado para fevereiro do ano que vem.

Primeiramente, segundo explica o IFSertãoPE, o Técnico em Logística é um profissional que deve ter habilidade para analisar e propor soluções que garantam um eficiente desempenho em diversos pontos de uma organização seja de caráter comercial, industrial ou de serviços. "Entre suas funções estão: planejamento, execução, avaliação e controle das atividades ligadas à administração, a movimentação e armazenagem de materiais, distribuição, transporte, logística internacional e reversa".

Técnico em Edificações

Com duração de três anos, o curso técnico em Edificações oferece, para 2023, 35 vagas no turno da manhã. A proposta, assim, é formar profissionais que desenvolvam e executem projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica.

Além disso, espera-se que os futuros técnicos sejam aptos a planejar execução e elaborar orçamento de obras, além de prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, entre outras atividades.

Tem dúvida? Pois saiba que dentre as possibilidades de atuação estão postos em empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil e canteiros de obras, entre outros.

Subsequentes

Os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são ofertados somente a quem já tenha concluído o ensino médio, e têm por objetivo conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de Nível Médio.

Técnico em Logística

Já o curso técnico em Logística tem duração de um ano e meio. Para esta seleção, o IFSertãoPE oferece 35 vagas à noite (entrada em fevereiro de 2023) e 35 vagas à tarde (entrada em julho de 2023).

O currículo do curso contempla tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações, entre outras atividades.

Técnico em Refrigeração e Climatização

Com duração de dois a três anos, dependendo do turno do curso, o técnico em Refrigeração e Climatização abre 70 vagas totais, sendo 35 vagas à tarde (entrada em fevereiro de 2023) e 35 vagas à noite (entrada em julho de 2023).

Assim, esse profissional, explica o IFSertãoPE, é apto a compreender tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.