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FPS abre inscrições para ingresso 2023.1 em cursos na área de saúde

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 22/09/2022 às 14:00
Faculdade Pernambucana de Saúde | Foto: Divulgação
Faculdade Pernambucana de Saúde | Foto: Divulgação FOTO: Faculdade Pernambucana de Saúde | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2023.1 da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A seleção inclui os cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia - ao todo, mais de 530 vagas. Interessados devem se inscrever pelo processoseletivo.fps.edu.br/inscreva-se.

Para os candidatos a uma das 111 vagas que a FPS oferece para o curso de Medicina e que farão provas presenciais, atenção: a aplicação será nos dias 22 e 23 de outubro deste ano, das 15h às 19h, pontualmente. Os portões do local de prova abrem às 14h. Os resultados serão divulgados a partir do dia 4 de novembro.

“Exceto Medicina, para todos os demais cursos é possível aproveitar as notas da redação e das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a edição 2012 até a de 2021”, acrescenta o gerente de Marketing da FPS, Leo Lourenço. Para o curso de Medicina, a inscrição do vestibular custa R$ 395; para os demais cursos é gratuita.

Assim, nos cursos oferecidos pela FPS, com exceção de Medicina, além da nota do Enem, é possível ingressar também por Transferência, como portador de diploma, além de prova online. Os processos podem ser feitos durante todo ano. São 60 vagas disponíveis por curso.

FPS adota o método ABP | Foto: Divulgação

Método ABP

“A Faculdade Pernambucana de Saúde utiliza a mesma metodologia adotada nas melhores universidades do mundo, o método de ensino ABP – aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma abordagem inovadora na formação de profissionais de saúde que representa uma importante e ampla mudança no cenário educacional para formação de profissionais de nível superior, sobretudo em cursos na área da saúde”, detalha Leo Lourenço.

Em Pernambuco, a FPS é pioneira na implementação do método ABP no currículo de seus programas e cursos de graduação e pós-graduação. Essa abordagem, desenvolvida inicialmente no Canadá, vem sendo usada em todo o mundo e baseia-se nos princípios construtivo, colaborativo, contextual e autodirigido de aprendizagem.

“O estudante é considerado o centro do processo de aprendizagem. A partir da contextualização e resolução de problemas reais, os estudantes, divididos em grupos tutorias de até 12 participantes, constroem ativamente o conhecimento de maneira colaborativa, compartilhando tarefas e responsabilidades, sob a supervisão de tutores. Deste modo, desde o início do curso, os estudantes vivenciam uma abordagem e ambiente educacional que propiciam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades profissionais, como liderança, senso crítico, comunicação, trabalho em equipe, raciocínio clínico, entre outros”, completa Lourenço.