Estão abertas as inscrições do Vestibular 2023.1 da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A seleção inclui os cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia - ao todo, mais de 530 vagas. Interessados devem se inscrever pelo processoseletivo.fps.edu.br/inscreva-se.
Para os candidatos a uma das 111 vagas que a FPS oferece para o curso de Medicina e que farão provas presenciais, atenção: a aplicação será nos dias 22 e 23 de outubro deste ano, das 15h às 19h, pontualmente. Os portões do local de prova abrem às 14h. Os resultados serão divulgados a partir do dia 4 de novembro.
“Exceto Medicina, para todos os demais cursos é possível aproveitar as notas da redação e das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a edição 2012 até a de 2021”, acrescenta o gerente de Marketing da FPS, Leo Lourenço. Para o curso de Medicina, a inscrição do vestibular custa R$ 395; para os demais cursos é gratuita.
Assim, nos cursos oferecidos pela FPS, com exceção de Medicina, além da nota do Enem, é possível ingressar também por Transferência, como portador de diploma, além de prova online. Os processos podem ser feitos durante todo ano. São 60 vagas disponíveis por curso.
“A Faculdade Pernambucana de Saúde utiliza a mesma metodologia adotada nas melhores universidades do mundo, o método de ensino ABP – aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma abordagem inovadora na formação de profissionais de saúde que representa uma importante e ampla mudança no cenário educacional para formação de profissionais de nível superior, sobretudo em cursos na área da saúde”, detalha Leo Lourenço.
Em Pernambuco, a FPS é pioneira na implementação do método ABP no currículo de seus programas e cursos de graduação e pós-graduação. Essa abordagem, desenvolvida inicialmente no Canadá, vem sendo usada em todo o mundo e baseia-se nos princípios construtivo, colaborativo, contextual e autodirigido de aprendizagem.
“O estudante é considerado o centro do processo de aprendizagem. A partir da contextualização e resolução de problemas reais, os estudantes, divididos em grupos tutorias de até 12 participantes, constroem ativamente o conhecimento de maneira colaborativa, compartilhando tarefas e responsabilidades, sob a supervisão de tutores. Deste modo, desde o início do curso, os estudantes vivenciam uma abordagem e ambiente educacional que propiciam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades profissionais, como liderança, senso crítico, comunicação, trabalho em equipe, raciocínio clínico, entre outros”, completa Lourenço.