NOTÍCIAS

Máscaras deixam de ser obrigatórias nas escolas de Pernambuco

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 16/09/2022 às 14:37
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay FOTO: Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório para escolas públicas e privadas de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (19). Além disso, o item de proteção passa a ser opcional no transporte público e em farmácias. O decreto que muda a orientação será publicado neste sábado (17), no Diário Oficial do Estado.

Ainda assim, o uso de máscaras permanece obrigatório, em Pernambuco, em hospitais e serviços de saúde.

A decisão foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde, com base na análise do cenário epidemiológico da Covid-19. Os dados apontam a manutenção sustentada de queda nos indicadores da doença, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratório no estado.

“Reforço que, mesmo com essa desobrigação, o uso de máscara ainda é fortemente recomendável para pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e os idosos que ainda não tomaram todas as quatro doses da vacina”, afirma o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também divulgou que o uso da máscara está flexibilizado em todos os campi da Instituição. A decisão, aprovada pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE, prevê a utilização obrigatória do item de proteção respiratória nos espaços de saúde, como o Departamento de Qualidade de Vida (DQV), os Núcleos (NAPS) das Unidades e o Hospital Veterinário.

Ainda assim, segue a recomendação de uso da máscara para pessoas com sintomas gripais ou necessidade maior de proteção, como pessoas com comorbidades e em locais fechados da UFRPE com aglomerações.

Leia também:

> Para profissionais em alta, uma universidade parceira

> Inep divulga resultado do Enade

> UPE divulga novo remanejamento do SSA 3 e chamada do SISU

> Mais de 136 mil pessoas aderiram a renegociação do Fies

Pandemia

Os indicadores da Covid-19 apontam para uma tendência de redução da circulação viral em Pernambuco e, consequentemente, queda da ocorrência de casos graves, óbitos e da demanda por leitos de internação. Atualmente, a positividade para Covid-19 está menor que 1%, segundo o governo.

Assim, na última semana epidemiológica (SE 36), que compreende o período entre 4 e 10 de setembro, o estado registrou 190 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o menor patamar em dois anos. Este número representa uma queda de 21% em relação à semana de 28 de agosto a 3 de setembro (239 casos de Srag) e de 34% em relação à semana de 21 a 27 de agosto (286).

Também houve redução do total semanal dos casos graves notificados (-62,8% / de 511 a 190) e confirmados (-94,2% / de 172 a 10 pacientes), respectivamente nas semanas 26 e 36.

Já em relação às solicitações de internação em leitos de UTI, foram 124 na semana passada - uma redução 14% na comparação de uma semana e de 41% em 15 dias. Na análise de leitos de UTI pediátricos, foram registradas 60 solicitações – uma queda de 15% em comparação à semana anterior e de 47% em relação a 15 dias antes.