NOTÍCIAS

Pernambuco deve abrir 31 novas escolas em Tempo Integral

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 10/12/2020 às 16:51
Governador Paulo Câmara | Foto: Helia Scheppa/SEI
Governador Paulo Câmara | Foto: Helia Scheppa/SEI FOTO: Governador Paulo Câmara | Foto: Helia Scheppa/SEI

O governo do estado anunciou, nesta quinta (10), a expansão da rede de escolas em Tempo Integral em Pernambuco. Para o ano letivo 2021, serão 31 novas unidades, sendo 30 Escolas de Referência (contemplando os ensinos Fundamental e Médio) e uma Escola Técnica Estadual (ETE).

Contemplando todas as regiões do Estado, as 31 escolas que passarão a ofertar o ensino integral estão sediadas em 20 municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Buenos Aires, Vitória de Santo Antão, Catende, Barreiros, Feira Nova, Passira, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Arcoverde, Cedro, Santa Maria da Boa Vista, Jatobá, Tabira e Petrolina.

Com a implantação dessas novas unidades, Pernambuco, que possui escolas em tempo integral em todos os municípios, contabilizará 469 unidades de ensino ofertando a modalidade.

Distribuição de escolas

Do total de escolas, 463 ofertam o regime integral no Ensino Médio, entre Escolas de Referência e Escolas Técnicas. Essas unidades beneficiarão, a partir do próximo ano, mais de 200 mil estudantes, alcançando 65% das vagas ofertadas no primeiro ano do Ensino Médio.

Hoje, Pernambuco – que já tem a maior rede do Brasil de escolas em tempo integral nesta etapa de ensino – possui 62% dessas vagas. Vale ressaltar que o número supera a meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024.

As novas escolas estão distribuídas da seguinte forma: 14 unidades, incluindo a nova ETE, ofertarão o Ensino Médio Integral (45 horas semanais, 35 horas semanais e 35 horas semanais com dois turnos); 13 ofertarão o Ensino Fundamental e Médio Integral (35 horas semanais com dois turnos); e quatro o Ensino Fundamental Integral (35 horas semanais).