NOTÍCIAS

Governo anuncia 4 novas escolas técnicas no estado

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 04/11/2020 às 18:43
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anuncia em cerimônia, a abertura de mais quatro ETEs no estado | Foto: Heudes Regis/ SES
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anuncia em cerimônia, a abertura de mais quatro ETEs no estado | Foto: Heudes Regis/ SES FOTO: Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anuncia em cerimônia, a abertura de mais quatro ETEs no estado | Foto: Heudes Regis/ SES

Nesta quarta-feira (4), o governo de Pernambuco anunciou a criação de quatro novas escolas técnicas estaduais (ETEs). Assim, o estado passa a contar com 50 unidades em seu território. Ao todo, são mais de 8,4 mil vagas em cursos técnico, que estarão com inscrições abertas a partir desta quinta (5) até o dia 16 de novembro.

“Para termos ideia da dimensão desse número, em 2006 eram apenas seis escolas técnicas em funcionamento. No final de 2014, já tínhamos 27 delas. Isso mostra claramente a priorização do ensino técnico, da mesma forma como já há uma priorização no ensino médio, justamente na busca de que nossos jovens tenham condições de se formar e alcançar seus sonhos”, pontuou o governador Paulo Câmara.

ETE em Olinda

Entre as novas unidades, a ETE Chico Science será implantada no bairro de Rio Doce, em Olinda, com foco principal a área de saúde. Além de nutrição e dietética, a escola vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de farmácia.

Desta forma, as obras do prédio estão sendo finalizadas para que a instituição possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem.

ETE no Recife

Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, e Professor Alfredo Freyre, ambas no Recife; e Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste Central, estão sendo transformadas em ETEs.

Com foco nas demandas do polo tecnológico do Recife, o Porto Digital, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai dialogar com o contexto tecnológico das empresas locais através da oferta do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, na área de tecnologia da informação.

A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de teatro e de artes visuais.

ETE em Caruaru

Já na área da imagem e som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer pela primeira vez na rede estadual os cursos de produção de áudio e vídeo e rádio, TV e internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa. A criação de uma ETE com vocação para a área da cultura era um compromisso do Governo do Estado e permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura.

Novos cursos

Para 2021, foi anunciada a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central. O objetivo é formar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município.

Por sua vez, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. A implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú - Educação e Trabalho.

Inscrições

Estão sendo ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o ensino fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição.