ENEM

MEC e Inep divulgam detalhes do Enem 2018

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 31/10/2018 às 17:00
enem marca FOTO:

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quarta-feira (31) alguns dados envolvendo o Enem 2018, que será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. No total, 5.513.726 confirmaram presença na prova e mais de 81% já acessou o Cartão de Confirmação da Inscrição. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas. Doze Cadernos de Questões diferentes e uma videoprova em Libras garantem acessibilidade. O Ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a verdadeira “operação de guerra” para a realização do Exame. “São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou.

Para Maria Inês Fini, presidente do Inep e idealizadora do Exame, a edição é especial por celebrar 20 anos de Enem. “Em 1998, 115 mil estudantes brasileiros trocaram a tarde de domingo por um compromisso desconhecido. O Inep, de forma inédita, aplicou uma avaliação do indivíduo. Vinte anos depois, quase 90 milhões de brasileiros já se inscreveram no Enem. A experiência na produção de itens e provas, e na logística de aplicação, e mesmo a transformação da sociedade, foram conduzindo mudanças. A possibilidade de oferecer parâmetros para o prosseguimento dos estudos ou para o ingresso no mundo do trabalho, entretanto, permanecem desde a concepção do Enem”, celebra Maria Inês Fini.

Horários – O Enem 2018 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo o Horário Oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. Portanto, como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos, mas de acordo com o Horário de Brasília. Residentes em outras localidades devem fazer a conversão para o horário local.