Você já ouviu falar nos TED Talks? São conferências realizadas em várias partes do planeta e que têm como intuito promover a discussão de ideias a respeito de temas de interesse geral. A primeira delas aconteceu em 1990 e, de lá para cá, poucos assuntos das ciências e da cultura ficaram de fora do radar da fundação Sapling, que organiza os debates.
A sigla TED é um acrônimo para Technology, Entertainment, Design, mas suas pautas são mais abrangentes do que essas três palavrinhas indicam. Estadistas importantes, prêmios Nobel, artistas e pesquisadores de diversos segmentos já deram seus depoimentos para o projeto. Cada conversa tem em média 18 minutos. Parece pouco, mas é possível ter uma visão ampla sobre o que é apresentado pelo convidado da vez.
O Vestibular NE10 fez uma seleção de 5 TED Talks que podem ser úteis para quem quer compreender problemas contemporâneos - que podem aparecer seja como temas de redação no Enem, mas também interligado a outros conteúdos de prova. Confira abaixo:
1 - Abuso sexual infantil:
Sebastián Bortnik, especialista de segurança em informática, debate sobre os riscos que as crianças correm na internet. Na conversa, ele explica conceitos como o "grooming", o abuso sexual de crianças por parte dos adultos na internet.
Veja aqui.
2 - Dependência química:
Para Michael Botticelli, ex-diretor do National Drug Control Policy, vivemos uma epidemia de dependentes químicos e esta pauta deve ser encarada como um problema de saúde pública. Saiba o porquê.
Veja aqui.
3 - Nacionalismo x Globalismo:
O historiador Yuval Harari e Chris Anderson, curador do TED, explicam como é possível compreender as divisões políticas atuais.
Veja aqui.
4 - Política racial:
Nesta conversa, a teórica cultural Brittney Cooper faz uma análise de racismo e discriminação mostrando como ao longo da história as pessoas de cor tiveram seus tempos roubados.
Veja aqui.
5 - Crianças muçulmanas vivendo no Ocidente:
A cineasta Deeyah Khan, que é filha de mãe afegã e pai paquistanês mas viveu na Noruega, fala sobre a rejeição e o isolamento sofrido por jovens muçulmanos que cresceram em países ocidentais e as consequências caso eles sejam acolhidos por extremistas.
Veja aqui.