Dicas de última hora para o Enem rolar na maior tranquilidade ;)

Felipe Cabral
Publicado em 04/11/2016 às 21:33
Enem dicas de última hora Foto:


A hora do Enem está chegando e o Blog Vestibular NE10 está passando para te trazer algumas dicas para que as provas deste final de semana rolem na maior tranquilidade. Fica ligado, fera! ;)

Primeiramente, o horário de verão

O Enem é realizado conforme o horário oficial de Brasília - que adiantou um hora em seu relógio por conta do horário de verão. Como Pernambuco não aderiu ao horário alternativo, a hora de abertura e fechamento de portões é uma hora a menos que a indicada no seu cartão de confirmação de inscrição. Então fique atento: no Estado, portões abrem às 11h, fecham às 12h e as provas se iniciam às 12h30.

É legal que o fera saiba com antecedência como chegar ao local de prova. Se possível, confira o endereço no Google Street View para se sentir mais seguro do caminho tomado. Evite o atraso :)

Tenho que levar o cartão de confirmação?

Apesar de não ser obrigatório, é recomendável que o fera leve o cartão de confirmação de inscrição. Com ele você pode conferir o endereço, o local de prova e também a sala do prédio em que fará o exame. O cartão está disponível para impressão no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na "página do participante".

Preciso levar algum documento?

Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto. Confira os documentos aceitos:

Foto: Reprodução/enem.inep.gov.br.

Tem umas regrinhas aí sobre a caneta, não é?

Tem que ser preta e fabricada em material transparente. A leitura ótica do seu cartão resposta pode ser comprometida com a utilização de outra cor. Ah! Não esqueça de testar e leve ao menos duas, para o caso de uma falhar durante a prova.

Pode levar comida?

Pode, fera! Investe aí nos bombons e evita os salgadinhos - eles elevam a quantidade de sódio no organismo podendo afetar a pressão arterial e causar dores de cabeça. Ah! E não esqueça de se hidratar! Beba água!

E o que não pode ficar comigo na hora da prova?

Vão aí alguns exemplos: lápis e borracha, caneta de corpo não transparente, qualquer impresso como livros e anotações, calculadoras, celulares (devem ser armazenados desligados em embalagem porta-objetos oferecido pelo aplicador do exame).

O candidato também não pode usar boné ou quaisquer artigos de chapelaria. Também não é permitido o uso de óculos escuros.

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

últimas
Mais Lidas
Webstory