NOTÍCIAS

3 técnicas para escapar da procrastinação e administrar melhor o tempo

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 05/09/2016 às 21:24
Relógio_Flickr FOTO:

O episódio final da série favorita, o papo i-na-di-á-vel com o "crush", a chuva lá fora, a "morte da bezerra"... tudo vira desculpa para deixarmos os estudos para depois. Quando isso se torna frequente, adquirimos o título nada honroso de procrastinadores; vítimas aparentemente irremediáveis da desmotivação e/ou da falta de foco. E assim, muito tempo passa e você não produz nada.

Tudo depende da sensibilidade sobre o que é realmente importante para você em determinado momento. Não fazer o curso que realmente se quer pode ser o motivo daquele sono que dá quando se abre um livro, por exemplo. "É preciso autoavaliação para saber o que realmente tem significado para você; combinar as metas importantes às aptidões que você identifica em si próprio, e assim concluir as tarefas", explica o coach Hélio Pereira.

Então, pensando em nossos queridos internautas que se frustram sempre que o "depois" vira "agora", reunimos três possíveis soluções para escapar da procrastinação e aproveitar de maneira eficiente esses dois meses até as provas de vestibulares no fim do ano. :)

LEIA MAIS

Estudantes têm até 11 de setembro para fazer terceiro simulado do Enem

Confira datas de alguns dos principais vestibulares do Grande Recife

Confira dicas e relatos de quem se prepara por conta própria para o vestibular

Vamos lá!

1. Pomodoro

Timer de cozinha que inspirou Francesco Cirillo a inventar a técnica Timer de cozinha que inspirou Francesco Cirillo a inventar a técnica Pomodoro. Foto: Reprodução/Internet.

É uma das mais conhecidas e funciona assim: anote em um papel as tarefas que você pode realizar no dia. Comece a primeira e marque 25 minutos no timer do celular. Trabalhe de forma ininterrupta durante esse tempo, parando apenas para anotar, em outro papel, algo que lhe ocorreu à mente e que desviaria sua atenção.

Ao fim do primeiro ciclo de 25 minutos, descanse cinco (é o momento de beber uma água, tomar um arzinho e checar o WhatsApp). Ao fim de quatro ciclos, descanse meia hora, e nesse momento tente realizar o que puder da segunda lista.

Você deve estar se perguntando: "mas por que pomodoro?". A gente explica. A técnica foi criada nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que se inspirou num cronômetro de cozinha em formato de tomate para desenvolver o processo. "Pomodoro" é o nome do fruto em italiano. Não dê uma de hipster e use o timer da cozinha! O tic-tic-tic só vai atrapalhar, ok?

2. GTD

O criador da técnica "Get things done", David Allen. Foto: Divulgação/David Allen Co. O criador da técnica "Get things done", David Allen. Foto: Divulgação/David Allen Co.

A sigla é para "Get things done" (ou "faça as coisas", em tradução livre). Também desenvolvida nos anos 1980, é de autoria do consultor norte-americano David Allen. De modo geral, a técnica ajuda você a organizar em contextos todas as tarefas que flutuam adoidadas na cabeça.

Funciona assim: anote tudo que você tem de fazer e quer fazer. Se alguma dessas coisas você consegue cumprir em menos de dois minutos, faça logo. O que sobrar, vai para um contexto. Exemplo: se a tarefa é estudar Física, esse contexto pode ser o escritório onde você normalmente trabalha. Faça tudo que for possível listado dentro de um contexto.

A GTD apresenta categorias-base para listar tarefas, como as de ações sem data específica, ações com datas específicas e de tarefas delegadas a outrem. A ideia é desafogar a nossa memória de curto prazo, aliviando a sensação de sobrecarga e falta de foco.

3. Tríade do tempo

Diagrama da técnica "Tríade do tempo". Foto: Reprodução/Internet. Diagrama da técnica "Tríade do tempo". Foto: Reprodução/Internet.

O método desenvolvido pelo especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal, Christian Barbosa, parte do princípio de que o tempo é dividido em três esferas de tarefas, sendo elas: importância (o que traz resultado e tem tempo de ser feito) , urgência (atividades na qual o tempo está curto ou acabou) e circunstancial (tarefas sem resultados ou desnecessárias).

Por meio de um teste, você descobre em qual esfera você está concentrando seu tempo e dedicação, entendendo melhor o que priorizar. Há vários disponíveis na internet, como este aqui.