NOTÍCIAS

Escravidão é tema de exposição da ONU no Grande Recife

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 04/09/2015 às 11:14
Exposição tem 11 painéis com textos, fotos e gráficos da escravidão no Brasil e no mundo.
Exposição tem 11 painéis com textos, fotos e gráficos da escravidão no Brasil e no mundo. FOTO: Exposição tem 11 painéis com textos, fotos e gráficos da escravidão no Brasil e no mundo.

Foto: Divulgação Exposição tem 11 painéis com textos, fotos e gráficos da escravidão no Brasil e no mundo.

Recorrente nos vestibulares, a escravidão no tempo do Brasil colonial é tema de exposição da Organização das Nações Unidas (ONU), que está sendo exibida no câmpus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG), no Grande Recife. A mostra é gratuita e fica disponível até o dia 19 de setembro no hall da instituição de ensino.

A "Forever Free - Livres para sempre" é uma alternativa para o fera levantar um pouco da cadeira e aprender de forma mais dinâmica. Onze painéis com gráficos, mapas e fotos fazem parte da exposição, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; e aos sábados das 8h às 13h. Vídeos sobre o assunto também serão exibidos até esta sexta-feira (4).

Foto: Divulgação Religiões de matrizes africanas, como o candomblé, também serão abordadas na mostra.

A mostra é uma comemoração à Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) e retrata a história do tráfico transatlântico dos escravos em todo o mundo, de movimentos de resistência, Zumbi dos Palmares e religiões de matrizes africanas.

"É extremamente importante ter uma visão crítica das relações que existem hoje, e [a exposição] vai servir para que os estudantes compreendam as relações de convivência e conflitos que ainda existem. A partir da perspectiva do passado, de entender nossas raízes, será possível trabalhar melhor o presente e construir um futuro mais inclusivo", afirma o diretor de extensão da FG, Raniere Rodrigues.

Após o fim da exposição, os painéis ficarão expostos em um mural da instituição até o fim do ano. A "Forever Free - Livres para sempre" já passou por Nova York, na sede da ONU, Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) e Feira de Santana (BA).