Protesto

Ciclistas do Recife realizam bicicletada em apoio às obras de ciclovias em São Paulo

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 27/03/2015 às 9:17
Leitura:

Bicicletada é realizada toda última sexta-feira do mês / Foto: Anderson Freire/Divulgação

Bicicletada é realizada toda última sexta-feira do mês Foto: Anderson Freire/Divulgação

Ciclistas do Recife irão as ruas da cidade?, na noite desta sexta-feira (27), ?em apoio à continuação d?e? obras cicloviárias em andamento em São Paulo?, que estão suspensas pela Justiça. ??O ato também pede mais estrutura para o modal na capital pernambucana, onde há atualmente 33 quilômetros de ?malha cicloviária, muitos deles desrespeitados. A bicicletada, como é chamad?o o protesto????, começará? ?por volta das 19h, com ponto de encontro na Praça do Derby, ?no Centro, sem roteiro definido?. Outras cidades do Brasil e de outros países - como Alemanha, Argentina e Estados Unidos - também est?arão mobilizados.?

Atos não têm percurso pré-definido

Atos não têm percurso pré-definidoFoto: Anderson Freire/Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu, na tarde da última quinta-feira (19), o pedido de paralisação das obras cicloviárias da cidade, feito pelo Ministério Público, alegando que a gestão não fez o planejamento necessário para a implantação da malha cicloviária, "sem a devida avaliação sobre os efeitos no trânsito". A única exceção foi a ciclovia da Avenida Paulista, que continuam sendo executadas. As construções fazem parte de uma das principais bandeiras de administração de Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo.

Encontros são marcados pelo Facebook

Encontros são marcados pelo FacebookFoto: Anderson Freire/Divulgação

?O ATO - Realizada toda última sexta-feira do mês, a? bicicletada tem cunho de protesto, diferente?mente? do passeio ciclístico.? O evento sempre tem como base apoiar pautas sobre mobilidade.? "Procuramos incentivar os modais não motorizados, como patins, long-board, patinete, entre outros. Afinal, devem conviver juntos", ?explica Roderick Jordão, um dos integrantes do grupo, que afirma não ter líderes.? ?Os encontros são marcados pelo Facebook.

CENÁRIO LOCAL -
Mesmo apoiando a causa paulista desta vez, os ciclistas recifenses reivindicam melhorias também nas vias utilizadas diariamente por eles. Embora a gestão municipal tenha prometido uma malha cicloviária de 76 quilômetros até o fim de 2016, a pouco mais de um ano meio do prazo, há apenas 33 quilômetros. Saiba onde ficam as faixas exclusivas para ciclistas (você pode conferir as rotas mais de perto com o zoom e, clicando nas linhas, há informações mais específicas sobre o percurso):

Mais lidas