Web gourmet

Cervejas para brindar o Natal e o Ano Novo

Publicado em 12/12/2017, às 19h31 | Atualizado em 12/12/2017, às 22h42

Por Eduardo Gazal

Com sabor e requinte, é possível brindar a virada do ano com cervejas especiais / Foto: DeBron Bier / Divulgação

Com sabor e requinte, é possível brindar a virada do ano com cervejas especiais Foto: DeBron Bier / Divulgação

Achar que as festas de fim de ano devem ser comemoradas apenas com vinhos, espumantes e champagne é coisa do passado. Com o crescimento e o aprimoramento da produção de cervejas artesanais, não só em Pernambuco, mas no País, a bebida se transformou numa excelente opção para a ceia natalina e o brinde da virada do ano. Com sabor e requinte, é importante destacar.

Pensando nisso, a Web Gourmet preparou uma lista de sugestões de cervejas especiais para serem consumidas e harmonizadas com os pratos típicos das festas de fim de ano. Atualmente, existem cervejas para todos os paladares, ocasiões e orçamentos. Opções não faltam para quem mora na Região Metropolitana do Recife, todas com a qualidade das cervejas produzidas em Pernambuco, que está muito acima da média nacional. (Veja conteúdo que anexamos nesta coluna sobre as cervejas locais, com dicas de harmonização, temperaturas corretas para degustação e locais para compra e encomendas).

Vários rótulos novos são ofertados pelas grandes companhias cervejeiras nos pontos de vendas das grandes redes de varejo e nas lojas especializadas. Atentas às mudanças de consumo, várias marcas foram incorporadas aos catálogos de produtos.

Compras através de sites e apps são hábitos corriqueiros para os apreciadores de boas bebidas e podem ser uma alternativa para algumas cervejas destacadas nesta coluna. A harmonização de cervejas com a gastronomia é uma realidade e profissionais especializados inovam a cada dia oferecendo inumeras combinações.

Vários rótulos novos são ofertados pelas grandes companhias cervejeiras nos pontos de vendas das grandes redes de varejo e nas lojas especializadas

Vamos destacar alguns exemplos que podem fazer parte do cardápio dos apreciadores da bebida e figurar na lista de presentes natalinos para amigos e parentes. Sem dúvida será uma escolha certa para inovar.

Wäls Brut, sugestão para o momento do brinde

É produzida de acordo com o mesmo método usado para fermentar o champagne, o que traz um ar requintado para esse estilo de cerveja. A garrafa e a rolha são iguais. O sabor delicado e complexo traz uma doçura residual que convida para mais uma taça. Pode acompanhar a refeição toda, mas não deve faltar na hora do brinde!

Harmonização: Queijos brancos de sabor sutil, aves consumidas nas festas de fim de ano (Peru ou Chester ) e crustáceos (Lagosta e Camarão)

Origem: Belo Horizonte (MG)

Estilo: Bière Brut
Teor alcoólico: 12%
Eleita a melhor do mundo em 2015 pelo World Beer Awards (WBA), na categoria Specialty Beer no
estilo Brut/Champagne

Frutadas da Cervejaria Colorado

Frutadas da Cervejaria ColoradoFoto: Divulgação

Colorado Murica, brasileira premiada

Uma coisa fascinante da cerveja é a possibilidade de se usar qualquer ingrediente – do milho à pimenta ardida. Frutas, claro, têm seu lugar de honra. O sabor das "fruit beer" dependem muito da fruta empregada e do estilo base da cerveja, mas costuma
ser delicado e levemente adocicado. Alguns exemplares são mais discretos no nariz e podem combinar com uma infinidade de pratos como, por exemplo, o Tender à Califórnia.

Estilo: Cream Ale com graviola
Origem: Ribeirão Preto (SP)
Teor alcoólico: 4,7%
Campeã Mundial com Medalha de Ouro no Estilo Pale Beers/Cream Ales Trippel na WBA 2017.

Conheça outras cervejas frutadas que podem fazer bonito neste fim de ano

Colorado Nassau

Percebendo que uma White IPA poderia muito bem ter um toque brasileiro, a Colorado lançou a
Nassau. A combinação de uma IPA com os maltes de trigo e o nosso caju. Cerveja clara e não filtrada,
sabor marcante com amargor presente na medida.
Teor alcoólico: 5,8%

Colorado Eugênia

A cervejaria apostou na Uvaia que carrega uma marcante acidez para fazer uma Session IPA. Desta
mistura surgiu a Eugênia, nome científico da Uvaia.
Teor alcoólico: 4,5%

Colorado Rosália

Amora-do-mato, cereja-do-rio-grande e grumixama são espécies vegetais nativas da Mata Atlântica. Em
seu habitat, um dos apreciadores desse trio é o mico-leão-dourado, que tem o nome científico de
Leontopithecus rosalia. Surgiu, assim, uma fruit beer ácida e com leve dulçor frutado.
Teor alcoólico: 4,5%

Outras opções de rótulos podem ser utilizadas na escolha, já que existem várias marcas de cervejas dos estilos Bière Brut e Fruit Beer. As importadas são mais caras, mas devem ser consideradas devido à ocasião.

Para os doces, vale experimentar!

Para os doces, vale experimentar! Foto: Divulgação

Estilo Imperial Stout combina com as sobremesas

DeBron Imperial Stout e o tradicional panetone

Cerveja escura, robusta e alcoólica, de sensação aveludada. Aromas e sabores fortes vindos dos
maltes torrados. Notas de frutas secas e escuras, toffee, chocolate e café. Leva na composição cinco
variedades de maltes nobres, rapadura e amêndoas de cacau. Harmoniza bem com panetone, bolo de
nozes, cheescake e sobremesas a base de chocolate.
Cerveja: DeBron Imperial Stout
Origem: Pernambuco

Ekäut Coffee Stout e o nosso bolo de rolo

Harmoniza perfeitamente com o nosso tradicional bolo de rolo. Isso porque a torra do malte gera
sabores que se assemelham com caramelo, chocolate ou café. O amargor característico desta cerveja
contribue para realçar o sabor do doce
Cerveja: Ekäut Coffee Stout
Origem: Pernambuco

Harmonizações com cervejas artesanais de Pernambuco, combine os estilos

Quando se fala em celebração automaticamente se remete a brindes e comidas gostosas. Para quem não dispensa uma boa cerveja gelada para degustar no banquete mais esperado do ano, Eduardo Farias, da cervejaria DeBron Bier, preparou uma série de harmonizações com rótulos de estilos diferentes da breja artesanal.

Frutas secas (mix de castanhas) – Com aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, sabor leve e refrescante, a Pilsen cai muito bem com mix de frutas secas. Produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte, a cerveja é de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa

Rabanada - A Weizen é de coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante e possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz.
Harmoniza bem com pratos mais doces.

Bacalhau e salpicão – A Witbier é um estilo típico da escola belga. Com textura saborosa e cremosa, ela é uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano. Que traz uma refrescância perfeita para harmonizar com peixes, frios e frutas.

Pernil e Tender – Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil, a IPA tem o amargor  característico , seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico. Com 70 de IBU e 6,1% de teor alcoólico, a cerveja exibe um denso creme e apresenta coloração âmbar brilhante. Seu amargor característico é ideal para harmonizar com carnes suínas.

Peru – Pale Ale. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco, a cerveja é o tipo ideal para harmonizar com carnes com sabor mais forte.

Fontes de pesquisas: Obtive as informaçoes para esta coluna com Loures Consultoria, LK Comunicação, Ekäut Cervejaria Artesanal e DeBron Bier


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

SERVIÇO Casa dos Frios - Venda local
https://www.facebook.com/casadosfriosrecife/

4 Elementos Empório - Venda local
https://www.facebook.com/emporio4elementos/

empório.com - Distribuiçao em todo Brasil
https://www.emporio.com/

Ekäut Cervejaria Artesanal
https://www.facebook.com/ekautcervejaria/

DeBron Bier
https://www.facebook.com/DeBronBier/

Web gourmet Eduardo Gazal pós-­graduado em Gastronomia Brasileira e ainda um cozinheiro por paixão!. eduardogazal@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo